Flim 2022: mesa-redonda reúne Cristovão Tezza e José Castello nesta quinta (3), em Maringá

Encontro está marcado para iniciar às 19h30, sob o tema “O reencontrar e reinventar na literatura”, no Circo Literário armado na Praça Renato Celidônio, mais conhecida como “praça da Prefeitura

cristovao tezza divulgacao

Cristovão Tezza é autor do romance "O filho eterno" (Crédito da Foto: Divulgação/BPP)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Festa Literária Internacional de Maringá de 2022 (Flim) chega ao segundo dia de atividades nesta quinta-feira, 3 de novembro, com destaque para a mesa-redonda envolvendo os escritores convidados Cristovão Tezza e José Castello.

O encontro está marcado para iniciar às 19h30, sob o tema “O reencontrar e reinventar na literatura”, no Circo Literário armado na Praça Renato Celidônio, mais conhecida como “praça da Prefeitura”. Mediação de Dany Fran.

É um ano especial para Tezza, autor premiado que completou sete décadas de vida. Catarinense de nascimento, ele veio com sua família ao Paraná nos anos de 1960 e construiu sua carreira literária e universitária em terras paranaenses. Seu livro mais famoso é “O filho eterno” (2007), ganhador de prêmios como o da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Jabuti, Bravo!, Portugal-Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, São Paulo de Literatura, Zaffari & Bourbon e Charles Brisset da Associação Francesa de Psiquiatria (versão traduzida para o francês). Sem contar que o romance foi considerado pelo jornal O Globo uma das dez melhores obras de ficção da década, no Brasil.

Por sua vez, Castello é biógrafo, crítico literário, cronista, romancista e jornalista, mestre em comunicação pela UFRJ. Iniciou sua carreira jornalística nos anos de 1970. Na segunda metade da década de 80, afirma-se como produtor de críticas, reportagens e resenhas literárias para o Jornal do Brasil e para O Estado de S. Paulo. Em 2001, aventura-se na ficção com “Fantasma” (Record), uma ficção de suspense ambientada na capital paranaense, onde Castello reside desde 1994. Já escreveu também “A literatura na poltrona” (Record) e “Ribamar” (Bertrand Brasil), vencedor do Prêmio Jabuti.

Local
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Ação Cultural (CAC) e na Praça Renato Celidônio (“praça da Prefeitura”).

Programação
As inscrições para oficinas e palestras devem ser feitas no site https://festaliterariademaringa.com.br/

Confira a programação desta quinta-feira, 3 de novembro:

9h | Bate-papo: “A LITERATURA FEMININA DOS POVOS ORIGINÁRIOS”
Escritora: JULIE DORRICO com a mediação de Géssica Nunes
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)

9h | Espetáculo: “ALUMBRAMENTOS” de Vinicius Mazzon
Circo literário (Praça Renato Celidônio/”Praça da Prefeitura”)

9h30 | Palestra: “O MUNDO DO CORDEL PARA TODO MUNDO”
Escritor: João Gomes de Sá
Sala 6, CAC
Informações e inscrição aqui.
Atenção:
A data da palestra foi alterada para o dia 06 de novembro, às 9h30, em razão do escritor não conseguir viajar devido às interdições causadas durante os protestos realizados pelos caminhoneiros.

14h | Espetáculo: “ALUMBRAMENTOS” de Vinicius Mazzon
Circo literário (Praça Renato Celidônio)

14h30 | Apresentação: “NARRATIVAS MÓVEIS M-LITERATURA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS”
Realização: Curso de Comunicação e Multimeios da UEM
Sala de Oficinas (CAC)

15h | Mesa redonda: “SENSIBILIDADE E ROMANCE”
Escritor: PEDRO LUCAS MORO e BRUNO VICENTINI com a mediação de Zilene Rezende
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)

18h30 | Mesa redonda: “A HORA DA ESCRITA DE AUTORIA FEMININA EM MARINGÁ”
Escritoras: ESTELA LACERDA e MICHELLE JOAQUIM com mediação de Thays Pretti.
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)

19h30 | Mesa redonda: “O REENCONTRAR E REINVENTAR NA LITERATURA”
Escritores: CRISTOVÃO TEZZA e JOSÉ CASTELLO com mediação de Dany Fran
Circo literário (Praça Renato Celidônio)

19h30 | Palestra: “EXERCÍCIOS DE CRIATIVIDADE” de Victor Machado
Sala 06, CAC
Informações e inscrição aqui.

21h | Cineconcerto: Filme – “PSICOSE” (Hitchcock) com o CineUEM e Orquestra de Câmara da UEM
Circo literário (Praça Renato Celidônio/“Praça da Prefeitura”)

Centro de Ação Cultural (CAC) – Crédito da Foto: Rafael Macri_PMM

Conferência
Com o tema “Cultura: Produção de Saberes e Fazeres”, a Conferência Municipal de Cultura 2022 será realizada nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Centro de Ação Cultural (CAC). Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, e em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, o evento contará com participação dos segmentos artísticos, da sociedade civil e poderes constituídos. A informação é de assessoria.

Conferência 2
Entre os objetivos da Conferência estão: propor estratégias para o fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável; contribuir para a integração das políticas públicas que apresentam interface com a cultura; promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas; fortalecer e facilitar a formação de fóruns e redes em prol da cultura maringaense; entre outros. Além disso, durante o evento ocorrerá a eleição dos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais para o período de dezembro de 2022 a dezembro de 2024.

Aspas

“A Conferência é um evento de extrema importância para Maringá e para o setor cultural da cidade. O evento visa propor estratégias para aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre poder público e sociedade civil na gestão das políticas públicas de cultura. Para isso, a comissão da Conferência será formada por dois representantes do Poder Executivo e dois da sociedade civil, aprovados pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião, via site da Prefeitura.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile