Em suas redes sociais, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou nesta quinta-feira, 20 de outubro, a primeira atração da edição 2022 da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim).
Trata-se da jornalista, documentarista e escritora Daniela Arbex. Na verdade, é uma volta da autora mineira, pois ela participou da mesa-redonda “Vidas que contam vidas” em 2019, quando a Flim foi organizada no estacionamento do Estádio Regional Willie Davids.
Arbex é autora do best-seller “Holocausto brasileiro”, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO. A informação é de assessoria.
Em 2015, a jornalista lançou “Cova 312”, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria livro-reportagem (2016). A obra aborda a ditadura de uma forma que a história oficial nunca fez.
Já em “Todo dia a mesma noite”, sua terceira obra publicada, Daniela Arbex reconstitui os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas na boate Kiss.
Em 2020, lançou sua primeira biografia. “Os dois mundos de Isabel” narra a história da brasileira centenária Isabel Salomão de Campos que ergueu a voz para ajudar milhares de pessoas.
Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010), o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009) e o Natali Prize, que ela recebeu na Bélgica em 2002. Foi repórter especial do Jornal Tribuna de Minas por 23 anos.
Abertura
A abertura oficial da Flim 2022 será dia 2 de novembro, às 19h30, no Circo Literário, na praça da Prefeitura. A festa será até dia 6, com diversos convidados. Em breve, a Prefeitura vai divulgar a programação completa.
‘Esquenta Flim’
A Festa Literária Internacional de Maringá 2022 (Flim) acontece entre os dias 2 e 6 de novembro, mas a programação cultural já começou. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), promove durante o mês de outubro o “Esquenta Flim”, que vai levar contação de histórias a escolas municipais, além de uma peça de teatro inclusiva que acontece no Teatro Barracão.
‘Esquenta Flim’ 2
A programação do “Esquenta Flim” envolve contação de histórias em oito escolas municipais, alcançando mais de 1,5 mil alunos da rede. Já a peça de teatro no Teatro Barracão contará com tradução em libras e tem como objetivo enfatizar a importância da participação de pessoas com deficiência. “A Flim é um espaço para todos os públicos”, acrescenta Simião.
‘Esquenta Flim’ 3
Por exemplo, nesta sexta-feira, 21 de outubro, tem contação de histórias com o livro “Histórias Contadas com Origami”, com Irene Tanabe.
– Escola Municipal Olga Aiub Ferreira: 9h e 10h
– Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti: 14h e 15h
Flim
A Flim será realizada entre os dias 2 e 6 de novembro, na Praça Renato Celidônio e no Centro de Ação Cultural (CAC). O evento é aberto ao público e gratuito e terá diversos estandes e ações culturais para a população.