HQ do premiado Marcello Quintanilha está em pré-venda

“Alimenta Estes Olhos” é uma coletânea dividida em três partes. O material cobre mais de 20 anos da carreira de Quintanilha, reunindo, além de diversas histórias inéditas, dois de seus maiores clássicos

Página de “Alimenta Estes Olhos” (Crédito da Foto: Reprodução)

Um dos mais celebrados quadrinistas do país – vencedor do Jabuti, do Rudolph Dirks e do Fauve D’Or de Angoulême -, o niteroiense Marcello Quintanilha tem HQ a ser lançada no Brasil: “Alimenta Estes Olhos” (ed. Veneta, 176 páginas), edição em capa dura (formato 21 × 1 × 28 cm) que já está em pré-venda – o lançamento será em 28 de novembro.

Na verdade, trata-se de uma coletânea dividida em três partes. O material cobre mais de 20 anos da carreira de Quintanilha, reunindo, além de diversas histórias inéditas, dois de seus maiores clássicos: “Sábado dos Meus Amores” (2009), que entrou para a lista da Folha de São Paulo dos 200 livros para entender o Brasil, e “Almas Públicas” (2011).

Quintanilha mergulha de cabeça no cotidiano da classe trabalhadora, em 20 histórias que viajam das favelas cariocas até o litoral baiano, transitando entre o atual e o nostálgico, entre a poesia e a loucura, entre o trágico e o cômico.

“Debaixo da tenda que abriga o bar de beira de estrada, o guarda civil ajusta contas com um empregado do circo. Nas ruas de Madureira, um acidente de ônibus tira a paz de Tião Pomba-Gira. Espumas emanam dos frontispícios. Entre o morro e a planície, a dor e a glória dos carnavalescos, que vivem apenas três dias por ano. Na foz do São Francisco, o futuro rei do brega grava o clipe que mudará sua vida. Justo no caminho do teste pra entrar no Fluminense FC, Acirzinho se depara com um trauma político: Getúlio Vargas disparou contra o próprio peito! Em meio à pandemia, um casal se separa. Tudo enquanto uma borboleta borboleteia no centro da cidade, sob o olhar atento de Rubem Braga”, diz a descrição da Veneta.

Para mais informações sobre “Alimenta Estes Olhos” (incluindo a compra), acesse o site da Veneta (https://veneta.com.br/produto/alimenta-estes-olhos/).

Capa da HQ (Crédito da Foto: Reprodução/Veneta)

Jabuti
Marcello Quintanilha está na grande final do Prêmio Jabuti 2022, o mais tradicional do mercado editorial brasileiro. Seu “Escuta, formosa Márcia” (ed. Veneta) concorre na categoria Histórias em Quadrinhos. A próxima e última etapa, dia 24 de novembro, será a de divulgação dos vencedores, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2022, que acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo. Esta, que é a 64ª edição do Jabuti, volta a ser presencial e teve recorde de inscritos: 4.290 livros, um aumento de 25% em relação a 2021.

Festival
Estão abertas as inscrições para o 15° In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de junho de 2023. Como em 2022, o evento ocorrerá de forma híbrida – presencial na cidade de São Paulo e online para todo o Brasil. A mostra competitiva, é destinada a longa metragens nacionais. Informações e regulamento no site oficial: https://br.in-edit.org

Festival 2
Além da Competição Nacional, outros dois painéis compõem o Panorama Brasileiro – a Mostra Brasil, que reúne longas e médias metragens e Curta Um Som, destinado a filmes de até 30 minutos. Com exceção dos curtas, todos os demais filmes devem ser inéditos no circuito comercial, não podendo ter sido exibidas em salas de cinema, TV aberta ou paga, comercializadas em DVD/Blu-Ray ou disponibilizadas em serviços de streaming. O filme vencedor da Competição Nacional receberá o prêmio “In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical e será exibido no In-Edit Barcelona 2023, com a presença do diretor. Neste ano, o filme vencedor foi “Manguebit“, dirigido por Jura Capela.

Flim
Durante cinco dias, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) apresentou muita música, teatro, exposições, palestras, oficinas, debates, bate-papos e mesas redondas. A Flim, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de novembro, proporcionou lazer e conhecimento literário e cultural à população, incluindo os alunos da rede municipal de ensino, que tiveram contato com a literatura em suas variadas formas. A informação é do site da Prefeitura.

Crédito da Foto: Rafael Macri/PMM

Flim 2
De acordo com o secretário de Cultura, Victor Simião, a Flim é a porta de entrada de muitos autores e artistas independentes, que aguardam o evento ansiosamente para poderem publicar suas obras. “Realizamos 15 lançamentos de obras independentes na Flim. Ficaram disponíveis, ao todo, 20 estandes de livreiros, expositores e projetos. Oferecemos para a população 20 mesas redondas, palestras e bate-papos, sem contar nas personalidades internacionais que trouxemos para esta edição, como intelectuais angolanos e um escritor do Timor Leste. Cerca de 30 mil pessoas participaram das nossas atividades na Flim deste ano, mostrando que estamos no caminho certo quando se trata de cultura literária de qualidade”, afirma, via site.

Sair da versão mobile