Lançamento da DarkSide Books no Brasil em 2022, a HQ “Ed Gein” dramatiza graficamente a trajetória de Edward Theodore Gein (1906-1984), figura real que inspirou os vilões de “Psicose” (Norman Bates), “O massacre da serra elétrica” (Leatherface) e “O silêncio dos inocentes” (Buffalo Bill), que são livros/filmes de referência para o gênero do terror. Ed é o assassino que aterrorizou a minúscula cidade de Plainfield, no Wisconsin (EUA), nos anos de 1950, em uma escalada de mortes e desmembramento de mulheres, violação de túmulos e confecção de máscaras feitas com pele humana.
Livro
“Ed Gein” (com tradução de Carlos H. Rutz) é uma produção de Harold Schechter (roteiro) e Eric Powell (desenhos). Resumidamente, a narrativa dessa graphic novel apresenta a trajetória do protagonista, de seu nascimento até a morte, passando pelos casos de assassinatos que abalaram os Estados Unidos da época. A edição brasileira pode ser adquirida diretamente com a DarkSide, em seu site (https://bit.ly/3bBOnhm).
Teoria
Uma das teorias apresentadas em “Ed Gein” é de que os crimes praticados pelo personagem-título impactaram a psique americana. Antes dele e de “Psicose”, os filmes de monstro eram sobre algo de fora: Transilvânia, Alemanha, Inglaterra, espaço. “Em sua encarnação como Norman Bates, Ed Gein começou algo novo e revolucionário nas telas do cinema: o monstro americano por essência. O horror que mora ao lado”, diz uma das passagens da HQ.
Rock
A edição deste ano do Festival Crossroads – Dia Mundial do Rock ocorrerá no próximo dia 16 de julho, em Curitiba, no Jockey Eventos. Serão mais de 50 atrações musicais, divididas em seis palcos especiais, em um espaço com mais de 10 mil m², além de atrações para toda a família, com espaço kids, gastronomia e pista de skate. É considerado o maior evento em comemoração ao Dia Mundial do Rock do Paraná. Ingressos:
Rock 2
No line up, destaque para Alabama Colts, Sid Vinícius, Válvula Vapor, Radiophonics, The Elder, Megadeth Cover Brasil, Iron Clan. Boa parte das atrações é formada por bandas tributo ou covers, com grande ecletismo sonoro: Beatles, Rolling Stones, folk rock, pop, Iron Maiden, anos 70/80, rock nacional, AC/DC, metal etc. Mas tem espaço para propostas autorais, caso de Landfall, Black Pantera, Machete Bomb, Project46, Electric Mob e a pesadíssima Krisiun.
Cony
Em julho, a editora Nova Fronteira revelará um romance inédito deixado pelo escritor Carlos Heitor Cony (1926-2018). Segundo a coluna Painel das Letras, do jornal Folha de S.Paulo, o manuscrito de “Paixão Segundo Mateus” foi encontrado depois que a família do autor doou, no ano passado, seu acervo completo para a Academia Brasileira de Letras.
Cony 2
Autor de obras como “Pilatos” e “Quase memória”, Cony terá pela primeira vez um livro póstumo sendo publicado. O romance inédito “Paixão Segundo Mateus” acompanha um jovem seminarista que se desencanta com a religião. A trama se mescla com o assassinato misterioso de uma mulher, cujo corpo aparece estirado numa calçada.