Infância de autor de ‘1984’ e ‘A Revolução dos Bichos’ é revisitada em HQ

Texto autobiográfico de George Orwell foi adaptado para o formato de graphic novel pelo roteirista Sean Michael Wilson e o desenhista Jaime Huxtable. A publicação em português é do selo Minotauro da editora Almedina Brasil

capa george orwell aniversario widelg

George Orwell (Crédito da Foto: Reprodução)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Autor de clássicos da literatura como “1984” e “A Revolução dos Bichos”, George Orwell (1903-1950) tem a infância revisitada em graphic novel publicada pelo selo Minotauro da editora Almedina Brasil: “Tantas, Tantas Eram as Alegrias” (2022, trad. de Jana Bianchi).

Segundo informações, essa HQ é adaptada de um ensaio autobiográfico homônimo, cobrindo o período da infância de Orwell ao escancarar os desafios enfrentados pelo autor em um internato para filhos de cidadãos da alta classe da sociedade inglesa. Surras com chibatadas como punição por ter feito xixi na cama e o lembrete constante dos colegas de que ele era o garoto “pobre e bolsista” da turma são alguns dos episódios ilustrados.

Inspirado em “The Echoing Green”, canção do poeta William Blake, o título do livro tem apelo completamente irônico, uma vez que as memórias apresentadas podem provocar no leitor sentimentos como indignação, fúria e revolta, mas pouca ou nenhuma alegria. Ambientadas em um período anterior e durante a 1ª Grande Guerra Mundial, as passagens narradas oferecem um vislumbre das contradições entre as visões de mundo de ricos e pobres, além de expor os desconfortos causados pelos conflitos de classe que perduram até hoje.

O texto de Orwell foi adaptado para o formato de graphic novel pelo multipremiado escritor de quadrinhos Sean Michael Wilson, autor de mais de 40 livros e coautor de Parecomic, prefaciado pelo linguista norte-americano Noam Chomsky. Já as ilustrações ganharam vida pelas mãos de Jaime Huxtable, cartunista e ilustrador inglês que tem entre seus trabalhos “G Bear & Jammo” e “Makers of Monsters”.

Capa da HQ (Crédito da Foto: Reprodução)

Serviço
A HQ “Tantas, Tantas Eram as Alegrias” tem 112 páginas, formato 16x23x0,8 e custa R$ 59. Pode ser comprada no site da editora ou pela Amazon.

TikTok
Segundo uma pesquisa da Publishers Association (PA), o BookTok, comunidade de leitura do TikTok, influencia (e muito) as escolhas dos jovens leitores na hora de folhear um livro. Por volta de 59% dos jovens leitores entrevistados afirmaram que a rede social é uma base para suas escolhas de leitura e que descobriram a sua paixão por literatura com as obras indicadas na plataforma. A informação é do portal PublishNews.

TikTok 2
De 2.001 pessoas de 16 a 25 anos questionadas pela organização em outubro no Reino Unido, mais de 60% dos entrevistados afirmou que nunca escolheria esses livros sem as recomendações da rede. Essa informação reafirma que o TikTok pode, e já está, ditando tendências no mercado editorial.

Canção
A cantora franco-libanesa Yara Lapidus lança a canção “L’Amor c’est la Vie”, que conta com a participação especial do cantor e compositor brasileiro Chico César. Essa é a segunda colaboração de Yara Lapidus com Chico César. A cantora também já colaborou com outros ícones, como Iggy Pop, e os virtuosos palestinos Simon Shaheen e Adnan Joubran. A canção é acompanhada também por um clipe, gravado pela dupla em Paris.

Canção 2
“L’Amor c’est la Vie” fará parte do álbum “Back to Colors”, com lançamento marcado para o dia 20 de janeiro.

Cinema
A animação “Up – Altas Aventuras” (2009, dir. Pete Docter e Bob Peterson) será exibida neste domingo, 4 de dezembro, no “Cinema a Céu Aberto” do bairro planejado Eurogarden (av. Sônia Regina Guerra Nogarolli), às 19h30. É um projeto realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (Semuc) com apoio do Eurogarden. Lembre-se de levar seu assento. Classificação indicativa: Livre.

Cinema 2
Confira a sinopse de “Up”: Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.

Prêmio
Interessados em participar do Prêmio Aniceto Matti 2022 podem se inscrever no edital até as 14h do dia 17 de janeiro de 2023 (ACESSE AQUI). Realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), o Prêmio é a principal ferramenta de fomento às artes na cidade. O Aniceto deste ano, que será o maior já realizado pelo município, vai contemplar 46 projetos culturais em diversas categorias, com um investimento de mais de R$ 2,3 milhões – 5% a mais em comparação com o edital de 2021. As categorias do Prêmio são: arte cênica, arte popular, arte urbana, arte visual, audiovisual, dança, literatura e leitura, música, patrimônio cultural e iniciante. As informações são do site da Prefeitura.

Prêmio 2
Podem se inscrever no Prêmio Aniceto Matti 2022 associações, cooperativas, companhias, grupos ou empresas, artistas independentes, pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, residentes ou com representante legal do CNPJ inscrito em Maringá há, pelo menos, dois anos.

Crédito da Foto: Divulgação/PMM

Aspas
“Em julho deste ano, realizamos a consulta pública sobre as mudanças feitas no edital do Prêmio Aniceto Matti 2022, com o objetivo de ouvir as demandas do setor cultural em relação ao Prêmio. Depois de todo um processo de pesquisa e busca por melhorias, publicamos o edital e esperamos receber muitos projetos com grande cunho cultural e significativos para nossa cidade. Este é mais um incentivo ao segmento, que merece reconhecimento”, reforça o secretário de Cultura, Victor Simião, via site da Prefeitura.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile