Inscrições para Prêmio Sesc de Literatura terminam em 3 de fevereiro

Podem se inscrever autores iniciantes de todo o país, com obras inéditas nos gêneros romance e conto. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no site do Sesc

susan weber MrtjMjQZQRw unsplash

Imagem meramente ilustrativa (Crédito: Unplash)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Completando 20 anos de história em 2023, o Prêmio Sesc de Literatura identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Além de inclui-los em programações literárias do Sesc, o Prêmio também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: os livros vencedores são publicados e distribuídos pela editora Record.

As inscrições para a 20ª edição, neste ano, estão abertas até as 18h do dia 3 de fevereiro de 2023, no horário de Brasília. Podem se inscrever autores iniciantes de todo o país, com obras inéditas nos gêneros romance e conto. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no site do Sesc (https://www2.sesc.com.br/portal/site/premiosesc), onde também está disponível o regulamento da premiação.

Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record. A parceria possibilita a inserção da tiragem mínima de 2,5 mil exemplares na cadeia produtiva do mercado editorial.

Os romances e coletâneas de contos são avaliados por escritores renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária. Os vencedores da 20ª edição do Prêmio Sesc de Literatura serão conhecidos em maio deste ano.

Na edição de 2022, foram premiados o paraense Pedro Augusto Baía, com a coletânea de contos “Corpos benzidos em metal pesado”, e a gaúcha Taiane Santi Martins, com o romance “Mikaia”.

Em 2023, os vencedores circularão por unidades do Sesc em todo o país e poderão dialogar com o público sobre os temas e o processo de criação de seus livros, que foram lançados em novembro de 2022, na programação do Sesc durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

Entre os vencedores de edições passadas, o maringaense Marcos Peres faturou a categoria romance em 2013, com “O Evangelho Segundo Hitler”, uma mistura de ficção e fatos históricos, desafiando o leitor a descobrir o que é real e o que é imaginário na obra. Romance, mistério e aventura são apresentados sob uma perspectiva diferenciada, com várias formas de interpretação. O protagonista do livro é Jorge Luis Borges, famoso autor argentino, que por meio de sua literatura inspirou Peres a escrever seu primeiro romance.

Ao longo de 20 anos, o Prêmio registrou mais de 18 mil obras recebidas e 35 novos autores revelados, com seus livros publicados pela Record.

Contato
Informações, dúvidas e demais questões relativas ao edital do Prêmio Sesc de Literatura 2023 podem ser encaminhadas ao e-mail premiosesclit@sesc.com.br

Instrumental
Por meio de sua conta oficial no Instagram, o músico Almir Sater anunciou que, no próximo dia 3 de fevereiro, a Cantaville Music relançará um álbum seu de 1985, “Instrumental”. Remasterizado por Patrick Murphy, “este é o primeiro de muitos relançamentos que estaremos disponibilizando”, diz Sater. Segundo ele, várias surpresas estão sendo planejadas.

Instrumental 2
Originalmente, “Instrumental” é um produto da gravadora Som da Gente e se compõe de 10 faixas, caso de “Luzeiro” (Almir Sater), que foi utilizada na abertura do programa de TV “Globo Rural”; “Viola de Buriti” (Almir Sater); “Corumbá” (Almir Sater/Guilherme Rondon); e o clássico “Rio de Lágrimas (Rio de Piracicaba)”, composição de Tião Carreiro, Piraci e Lourival dos Santos.

Colin
Nesta semana, teve início a pré-venda de “O Boi das Aspas de Ouro” (https://www.catarse.me/colin23), aclamada obra em quadrinhos do brasileiro Flavio Colin. Após 26 anos da publicação original, trata-se de nova edição pela Skript. É a adaptação da famosa lenda gaúcha de um boi que trazia a felicidade para quem fosse seu dono, em uma história apaixonante, com pitadas de sensualidade e uma importante lição de moral. Colin narra a vida de um velho estancieiro, rico e viúvo, que decide perseguir o lendário boi com chifres de ouro. O homem é inteligente e aprisiona o animal dentro de um rincão – que logo se torna um povoamento. O problema logo se torna manter o boi como sua propriedade, pois perder ele significa abrir mão da própria felicidade.

Crédito: Reprodução/Skript

Colin 2
É uma edição definitiva restaurada e diagramada por Erick Alves. O quadrinho ainda traz uma entrevista de Colin a Samir Naliato (Universo HQ), um prefácio do editor Lucas Souza (Ultimato Bacon) e extras disponibilizados pela família do autor, com textos de Diego Moreau (História dos Quadrinhos: EUA).

Colin 3
A partir do final dos anos de 1950, Flavio Colin passou a produzir HQs para as principais editoras do país, da aventura ao terror, com um traço marcante que o distinguia rapidamente. Além de conquistar o respeito e admiração de público e crítica, foi um dos artistas mais premiados no Troféu HQMix. Em 2009, ganhou uma biografia escrita pelo jornalista Gonçalo Junior, sendo republicada por diversas editoras até hoje. Colin faleceu em 13 de agosto de 2002, aos 72 anos, sendo um dos quadrinistas mais conhecidos e influentes do Brasil.

Príncipe
A biografia do Príncipe Harry, Duque de Sussex, “O que sobra”, chega ao Brasil pela Objetiva, selo da Companhia das Letras, no Brasil, R$ 74,90 e e-book (R$ 39,90). Na América do Norte, o livro será lançado simultaneamente como livro impresso e e-book pela Random House US e pela Random House Canadá. No Reino Unido, sairá pela Transworld. Uma versão em espanhol, com o título “Spare: En La Sombra”, será publicada pela Plaza & Janés/Penguin Random House Grupo Editorial. Ao todo, o livro será lançado em 16 idiomas ao redor do mundo.

Crédito: Reprodução

Príncipe 2
“O que sobra” leva os leitores imediatamente de volta a uma das imagens mais dolorosas do século 20: dois meninos, dois príncipes, caminhando atrás do caixão de sua mãe, enquanto o mundo acompanhava a cena com tristeza e horror. E enquanto a Princesa Diana chegava à sua última morada, bilhões de pessoas se perguntavam o que o Príncipe William e o Príncipe Harry deviam estar pensando e sentindo – e para onde suas vidas caminhariam a partir dali.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile