Em 23 de maio de 2022, o jovem aventureiro brasileiro Jesse Koz morreu tragicamente, aos 29 anos de idade, nos Estados Unidos a poucos dias de alcançar seu grande sonho: chegar ao Alasca viajando de Fusca 1978 apelidado de Dodongo, na companhia do seu cão Shurastey. A dupla percorreu 85 mil quilômetros, 17 países e se realizou.
Nascido em Curitiba, Koz abandonou seu trabalho para viver o sonho de viajar o mundo com Shurastey (o nome é um trocadilho com a famosa música do The Clash).
O paranaense deixou um livro escrito pronto, cujo contrato foi assinado ainda em 2017, contando sua história de vida e de suas viagens. Agora, a editora gaúcha Belas Letras vai lançar o material em 1º de dezembro de 2022.
“Entre as viagens pelas Américas do Sul e do Norte, Jesse parou em Porto Alegre por alguns meses e escreveu sua história, que deu origem a este livro, ‘Minha jornada com Shurastey’. Um verdadeiro road book, repleto de personagens singulares (além dos protagonistas, as figuras curiosas que encontravam pelo caminho), momentos emocionantes, divertidos ou amedrontadores e também de muitos perrengues, como o frio avassalador ou os problemas mecânicos do fusca, que frequentemente os desafiavam. Ingredientes, ou combustível, para uma história fabulosa”, diz a editora.
Com colaboração do escritor e editor Zizo Asnis, “Minha Jornada com Shurastey” pode ser classificado como uma verdadeira “road trip”, “que nos coloca no banco de trás de Dodongo (porque o fusca não tinha banco de passageiro) para ver as mais belas paisagens, passar por vários perrengues (alguns bem divertidos), conhecer inúmeras pessoas que cruzaram o caminho de Jesse e Shurastey, e se inspirar com as aventuras e lugares que a dupla viveu e conheceu”, diz Luis Antonio, em material de divulgação.
“A obra é um tributo póstumo a um jovem sonhador e sua linda amizade com um cachorro, seu grande companheiro”, completa.
Serviço
O livro “Minha jornada com Shurastey” (264 páginas, formato 16 x 23cm, capa comum) é vendido a R$ 62,91, no site da editora.
Concurso
As inscrições para 4ª edição do Prêmio Book Brasil estão abertas até 21 de dezembro, sem cobrança de taxas – mas é necessário que o participante envie ao menos um livro como doação, que será enviado a instituições beneficiadas pelo projeto. O prêmio visa reconhecer e valorizar os novos talentos da Literatura Brasileira. Além disso, todos os livros e materiais arrecadados durante o processo serão enviados a instituições beneficiadas. Mais informações, AQUI