Histórias de vikings que têm feito muito sucesso no cinema e em séries, com títulos como “O Homem do Norte” e “Vikings Valhalla”, ganham mais um representante. O livro “A Senhora da Tundra”, publicado pelo selo Culturama Plural, da editora Culturama, baseia-se nas lendas e mitos nórdicos para apresentar uma história sombria cheia de ação e aventura no mundo viking. O lançamento de sua obra ocorreu durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Quem assina a autoria é a escritora Paola Giometti, que faz parte do Catálogo Internacional de Escritores Brasileiros, sendo finalista do prêmio Reconhecimento Internacional da Literatura Brasileira promovido pela Academia Internacional de Literatura Brasileira e pela Focus Brazil New York 2020.
“Escrevi ‘A Senhora da Tundra’ ao longo de 23 anos. Publicá-lo no Brasil foi uma grande realização, já que pude trazer minhas experiências morando no norte da Noruega. Viver ali me proporcionou essa imersão na cultura e nas paisagens, o que possibilitou que eu trouxesse essa visão para os leitores de como de fato é a natureza na região, e porque faz tanto sentido o folclore ser tão sombrio. Ter Jarnsaxa como personagem principal foi uma forma de também expressar o meu lado primal, algo que me fortaleceu muito no processo de adaptação e integração com o clima caótico do Ártico e a sobreviver às noites polares que parecem intermináveis”, afirma Paola.
A “Senhora da Tundra” tem 376 páginas, e foi impresso no papel pólen. Possui 16 ilustrações reproduzindo as cenas da história inspiradas no sombrio folclore escandinavo, bem como um mapa exclusivo para servir como um guia pelas idas e vindas da protagonista. Conta também com um guia de pronúncia das palavras nórdicas e um glossário que traz ainda curiosidades sobre a cultura nórdica antiga. A obra pode ser adquirida na loja online da Culturama, e também com seus parceiros, como os principais varejos eletrônicos e livrarias do Brasil.
O livro também foi publicado na Espanha em março de 2022 pela editora Penguim Random House e tem se destacado entre os fãs de fantasia do país europeu.
*****Crédito da foto: Ilustração/Alexandre Santos
Virada
A Virada Cultural de Maringá, ocorrida no fim de semana (dias 30 e 31 de julho), teve saldo positivo em relação ao público geral nos shows principais. Segundo a Prefeitura, no sábado, a cantora Gal Costa mobilizou mais de 12 mil pessoas, em apresentação gratuita em palco montado na praça do antigo Aeroporto. Já no domingo, a Virada se encerrou com o metal pesado da banda brasileira Sepultura: 20 mil espectadores.
Cadernos
O Museu da Imagem e do Som do Paraná retoma a publicação dos Cadernos do MIS, que reflete a memória do Paraná através do acervo da instituição. Ele oferece ao público um novo olhar para a história do MIS-PR e seu acervo. Intitulada “Imagens do MIS, Diálogos com o Tempo”, essa nova edição é resultado de um mergulho no acervo, quase um desdobramento da exposição de mesmo nome, ainda que independente. A mostra coloca em perspectiva o catálogo do Museu, propondo uma busca que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão.
Cadernos 2
Assim como a exposição, esse Caderno do MIS é constituído de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas. Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná e percorre um período do início do século XX até a década de 1980. Esta 25ª edição marca o retorno do MIS à sede definitiva no Palácio da Liberdade. O museu pôde readequar seu acervo e retomar suas atividades, de caráter público e disseminação do conhecimento sobre o audiovisual na história do Estado.
Origem
Os Cadernos do MIS foram criados em 1988 por Valêncio Xavier e descontinuados em 2001, reunindo o pensamento de Sylvio Back sobre o cinema documental, em sua 24ª edição. Acesse pela internet (www.mis.pr.gov.br/Pagina/Cadernos-do-MIS) todas as 25 edições dos Cadernos do MIS.
Livro
Diferentemente do que muita gente acredita, para o médico e autor best-seller Deepak Chopra, abundância é mais do que apenas ganhar dinheiro; é um estado de consciência. E a luta constante para ter sempre mais impede que as pessoas alcancem algo maior: uma sensação verdadeira de paz interior, aceitação e realização. Em sua nova obra, “O caminho da fortuna”, que chega às livrarias brasileiras pela editora Alaúde em setembro, Chopra oferece um plano de sete etapas.
Livro 2
Com meditações e técnicas de mindfulness – para aqueles que desejam experimentar estabilidade, riqueza, criatividade, amor e prosperidade, ajudando-os a focar e direcionar a consciência, a energia e a intuição.