Nos anos de 1990, o jornalista brasileiro André Barcinski testemunhou a explosão do chamado “grunge” em Seattle, durante viagem aos Estados Unidos. Mas ele também fez uma série de entrevistas e fotos, registrando a cena alternativa na gringa.
Tudo isso virou “Barulho – Uma viagem pelo underground do rock americano”, lançado em 1992. Para comemorar os 30 anos completados em 2022, Barça, como é mais conhecido, lança de maneira independente, em 2023, uma versão de luxo e ampliada, que ganha o nome de “Barulho 30 Anos”: capa dura, formato grande (27 x 23 cm), 200 páginas (70 páginas a mais que o original), segunda parte com 60 fotos inéditas, papel couchê (quatro cores, design do Estúdio Risco) e novo prefácio escrito por Marcelo D2.
Assim, o relançamento tem, além de todo o conteúdo da edição original, uma segunda parte com 60 fotos inéditas feitas entre 1988 e 1999 de nomes como L7, GG Allin, Soundgarden, Alice in Chains, Flaming Lips, Yo La Tengo, Hole, Black Sabbath, Body Count e muito mais.
Há mais de 30 anos, “Barulho” revelou ao Brasil o Nirvana e a cena “grunge” de Seattle, e trouxe entrevistas com Ramones, The Cramps, Red Hot Chili Peppers, Ministry, Jello Biafra e outros. O livro ganhou o Prêmio Jabuti de 1993 na categoria “Reportagem”.
Para publicar “Barulho 30 Anos”, Barcinski criou uma campanha de financiamento no Apoia-se: https://apoia.se/barulho30anos
“Nos últimos anos, ‘Barulho’ havia se tornado item de colecionador. O livro estava fora de catálogo há mais de duas décadas e vendido por quantias exorbitantes na Internet. Decidi relançar o livro, mas em versão de luxo e ampliada. Assim, todos os negativos e slides da edição original foram limpos e escaneados, resultando em imagens com nitidez, cores e contraste impecáveis”, diz o escritor, no material de divulgação.
Quem participar da campanha, terá dedicatória personalizada, autografada pelo autor, e nome impresso na lista de agradecimentos do livro; quatro fotos 25 x 19, em papel fotográfico (Nirvana, Ramones, The Cramps e Alice in Chains); e dois meses de assinatura do site de jornalismo cultural www.andrebarcinski.com.br (quem já é assinante do site ganhará um bônus de dois meses grátis).
Viagem
O livro “Barulho” é resultado de uma viagem em que Barcinski visitou cinco cidades nos EUA – São Francisco, Los Angeles, Nova York, Chicago e Seattle – entrevistando bandas e conferindo shows/ensaios. Confira alguns nomes: Jello Biafra, ex-líder do grupo Dead Kennedys; The Cramps; Red Hot Chili Peppers; Joey Ramone; Nirvana; Mudhoney; TAD.
Autor
André Barcinski é autor, jornalista, roteirista e diretor de TV. É crítico de cinema e música. Escreveu oito obras. Acaba de entregar um livro sobre o cantor Nelson Ned, que sairá em 2023 pela Cia. das Letras. É criador e roteirista da série “O Rei da TV” (Star+), sobre Silvio Santos. Dirigiu a série documental “História Secreta do Pop Brasileiro” (2019), na Amazon Prime, e escreveu a série dramática “Hit Parade” (2021), no Canal Brasil. Dirigiu o documentário “Maldito” (2001), sobre o cineasta José Mojica Marins, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Sundance (EUA) e do Prêmio do Público do Festival É Tudo Verdade (São Paulo).
Balé
O livro “Balé Teatro Guaíra – 52 anos de uma história da dança paranaense”, de Cristiane Wosniak, conta a história de cinco décadas da famosa companhia de dança paranaense. A obra, que levou oito anos para vir a público, será lançada em formato digital (https://www.btg52anos.com.br/) durante a temporada de abertura de espetáculos do Balé Teatro Guaíra, realizada em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná, de 3 a 5 de março, com o espetáculo “Terra Brasilis”, criação de 2022 com assinatura de Jorge Garcia e Alex Soares. Além da consulta à versão digital pelo site do projeto, o leitor também poderá requerer o livro impresso (R$ 50), acesso pelo site www.btg52anos.com.br
Balé 2
“Pude contar com a extensa documentação que o BTG fez com muito cuidado em todas as suas gestões, tanto em fotos inéditas, quanto entrevistas, atas de processos de seleção, críticas de profissionais de todo o Brasil”, explica a autora, Cristiane Wosniak, historiadora e professora de história da dança na Unespar – e aluna da escola do Teatro Guaíra em sua adolescência. Os 52 anos do BTG foram completados em 2021, quando o livro foi finalizado.
Balé 3
O Projeto foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Copel, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, Centro Cultural Teatro Guaíra, PalcoParaná, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura. A maior parte da tiragem impressa será destinada à distribuição gratuita em escolas, teatros e bibliotecas do Paraná, mas ela também pode ser adquirida pelo site (www.btg52anos.com.br).