Luciana Casagrande Pereira será a nova secretária de Cultura do Paraná

Pereira assumirá a Secretaria com o objetivo de potencializar a Agência do Trabalhador da Cultura, a plataforma Paraná Cultura, a descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e programas como Cinema na Praça e Teatro para Crianças

luciana casagrande pereira divulgacao secc SITE

Nova secretária é arquiteta e urbanista (Crédito: AEN)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A partir de 2023, no segundo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná voltará a contar com a Secretaria de Estado da Cultura (Seec). E a arquiteta/urbanista Luciana Casagrande Pereira, atual superintendente de Cultura, assumirá o comando da pasta.

A novidade foi divulgada oficialmente nesta quinta-feira, 22 de dezembro, pela Ag. Estadual de Notícias (AEN), e confirmada por Pereira em seu perfil nas redes sociais.

“Com enorme alegria compartilho a notícia de que, a partir de 2023, assumo à frente da pasta da Secretaria de Estado da Cultura, conforme oficializado pelo governador Ratinho Junior na tarde de hoje [quinta-feira]. Assumo essa nova missão honrada pela confiança do nosso governador, mas não estou só: nosso trabalho é coletivo e tenho o prazer de atuar com uma equipe extremamente competente”, diz a nova secretária.

No mesmo post, ela destaca a importância da implantação da Secretaria de Estado da Cultura. “É resultado da sensibilidade do Governo do Paraná para as reivindicações de entidades representativas da área cultural do nosso Estado. Reafirmo aqui meu compromisso público com o diálogo aberto, a transparência, a descentralização das nossas ações, e claro, o trabalho incondicional na agora Secretaria”.

Segundo informações da AEN, Pereira assumirá a Secretaria com o objetivo de potencializar a Agência do Trabalhador da Cultura, a plataforma Paraná Cultura, a descentralização de museus e dos corpos artísticos do Teatro Guaíra e programas como Cinema na Praça e Teatro para Crianças.

“Com novos editais e políticas mais modernas, o Estado quer ampliar os investimentos nos seus espaços culturais, na formação de plateia e na divulgação de talentos do teatro, música, cinema, dança, circo, literatura, artes visuais e as mais diversas formas de expressão da sociedade”, diz o texto da agência.

Carreira
Arquiteta e urbanista com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França, Luciana foi presidente do Instituto Paranaense de Arte e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. Implantou a programação de Literatura da Bienal de Curitiba e foi conselheira e vice-presidente da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile