Marialva: presidente da Câmara anuncia que projeto sobre aumento no número de vereadores está ‘encerrado’

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2022, de autoria de todos os vereadores, tratava do aumento de 9 para 13 cadeiras na Câmara Municipal da Capital da Uva Fina

Chegou ao fim em 2022 a discussão em torno do acréscimo de cadeiras legislativas na Câmara Municipal de Marialva (a 15 km de Maringá). O desfecho veio ao final da sessão ordinária desta segunda-feira, 12 de dezembro.

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2022, de autoria de todos os vereadores, tratava do aumento de 9 para 13 no número de vereadores na Câmara Municipal da Capital da Uva Fina.

Minha Página AMP

Após ser aprovada por unanimidade em primeiro turno na sessão ordinária do dia 28 de novembro, a proposição deveria ter retornado à pauta da sessão ordinária desta segunda, seguindo o prazo regimental de dez dias de interstício (art. 274,I), entre o primeiro e o segundo turno de votação.

No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Casa, o projeto teve tramitação temporiamente suspensa, “a pedido dos autores no dia 6 de dezembro, para melhores estudos”.

Só que, ao final do encontro desta segunda-feira, o presidente da Câmara, Paulo César da Silva, o Paulinho, anunciou o fim do assunto, ou seja, de que ele foi retirado por todos os vereadores. O edil respondia ao questionamento de um cidadão da plateia.

População marcou presença na sessão (Crédito: Cristiano Martinez)

Segundo o presidente, o clamor do povo foi ouvido. “Não queremos usar a população como ‘escudo’ nessa Câmara de Vereadores. E sim, nós queremos ser justos e fazer o bem para todos. E o bem foi feito. Vocês decidiram, juntamente com os vereadores, e esse projeto está encerrado”, afirmou publicamente.

Ao jornal O Maringá, após os trabalhos legislativos, Paulinho disse que a melhor escolha de todos os vereadores foi retirar o projeto da pauta, atendendo ao desejo da população, à “voz do povo”.

Na tarde desta segunda, a reportagem atestou clima de pressão em Marialva, com carro de som nas ruas convocando os marialvenses a marcarem presença na Câmara, na sessão noturna, contra o projeto. Um abaixo-assinado chegou a circular na Capital da Uva Fina.

Sair da versão mobile