Maringá Histórica divulga trailer de documentário sobre o padre Scherer

“Scherer: do nazismo à terra vermelha” é o primeiro documentário histórico internacional produzido em Maringá. O filme tem roteiro e direção de Miguel Fernando. A pré-estreia será em 3 de maio

Scherer foto de Lirica Aragao 1 SITE

Set do documentário sobre o Padre Scherer (Crédito: Lirica Aragão)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Enquanto não chega a data de pré-estreia do média-metragem “Scherer: do nazismo à terra vermelha”, o público pode assistir ao trailer, disponível a partir desta terça-feira, 21, no YouTube.

É o primeiro documentário histórico internacional produzido em Maringá. O filme tem roteiro e direção de Miguel Fernando, que é pesquisador, escritor e coordenador do Maringá Histórica.

Após quase um ano de pesquisa, as filmagens e entrevistas foram realizadas nas cidades de Maringá, Rolândia, São Paulo e também na Europa, em Mutzig e Estrasburgo (França), Londres (Inglaterra), Stuttgart, Munique e Metten (Alemanha) o que garantiu, além de belas imagens, a revelação de informações pouco conhecidas sobre a vida do controverso e emblemático padre alemão Emil Clemens Scherer, que aqui ficou conhecido como Emílio Clemente Scherer.

Scherer chegou ao Brasil em 1938 e aqui fez construir a primeira capela, chamada São Bonifácio, localizada no atual Conjunto Cidade Alta. Foi o primeiro padre de Maringá e, anos depois, também liderou a construção da Capela Santa Cruz.

“Com a pesquisa, o trabalho e a viagem à Europa, nós pudemos atestar que Scherer teve um vínculo direto com Adolf Hitler durante o início da implantação do regime nazista na Alemanha e que foi preso em duas oportunidades: uma quando teria desviado dinheiro do Terceiro Reich e, numa segunda oportunidade, quando batalhava pela reintegração da Alsácia do território francês ao território alemão”, conta Miguel Fernando, via assessoria.

Para apurar e checar informações, dez pessoas foram entrevistadas, entre elas o sobrinho-neto de Scherer, Thomas Röhlen, residente na Alemanha.

*****Com informações de assessoria

Pré-Lançamento
O pré-lançamento de “Scherer: do nazismo à terra vermelha” está marcado para o dia 3 de maio, às 20h, no Cineflix do Maringá Park. A entrada é gratuita e os interessados devem reservar seus lugares pelo link: https://forms.gle/MEzuHDUtpCQK2GEfA

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá
Patrocínio: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Rivesa Volvo, FA Maringá, Crivialli do Brasil e Arilu Distribuidora
Realização: Maringá Histórica, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil: união e reconstrução.

Volta Histórica
A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural de Maringá convida todos para a Volta Histórica do Cemitério Municipal. Será no próximo dia 25 de março, com concentração em frente ao portão de entrada principal desse campo santo, com saída às 9h e término previsto para 11h. Todos devem chegar com 15 minutos de antecedência diante do portão principal do Cemitério e usar roupas/calçados confortáveis. Levar água. Não será oferecido transporte. Inscrição gratuita neste LINK.

Volta Histórica 2
A Volta Histórica é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, via Gerência de Patrimônio Histórico, que objetiva a promoção da educação patrimonial, que é levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, promovendo a percepção de pertencimento.

Streaming
O documentário indiano “Uma noite sem saber nada”, da diretora Payal Kapadia, vencedor do Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes, estreia no próximo dia 31, no serviço pago de streaming Filmicca. Esta obra poderosa e poética transita entre a realidade, sonhos e fantasias para contar uma história das mudanças que ocorrem ao redor de uma estudante universitária na Índia.

Crédito: Reprodução

Streaming 2
Já a ficção “Nova Lituânia”, de Karolis Kaupinis, indicado da Lituânia ao Oscar, estreia no dia 24, também no Filmicca. O filme se passa no fim da década de 30, enquanto o jovem estado lituano sente-se ameaçado com uma nova guerra, prestes a começar. A solução é criar uma “Lituânia reserva” no exterior, um lugar onde os habitantes do país podem se mover em caso de perigo.

Streaming 3
E o mês de março ainda tem nesse serviço: o filme “Genderblend”, de Sophie Dros, em que cinco jovens de gênero-fluido compartilham suas lutas, e o documentário ucraniano “Esta Chuva Nunca Vai Parar”, da diretora Alina Gorlova, sobre um jovem refugiado que tenta garantir um futuro sustentável.

Single
Os irmãos Anthony e Demetri Kastellani, mais conhecidos como athos, lançam o novo single “Radiator Boy” pelo selo Ajabu Records. Com formação em música clássica, os irmãos embarcaram em suas origens cipriotas, gravando ao longo de vários anos em seu estúdio doméstico que estava sempre em constante mudança. A abordagem muitas vezes aleatória da gravação, incentivou uma curiosidade na natureza experimental um do outro, resultando em uma encantadora dualidade de ideias e práxis.

Estreia
O álbum de estreia do duo athos, “To Know Where It ‘s Going”, representa seu caso de amor com “Éntekhno song” (canção de arte) e sua relação com a música de trilha sonora. As influências vão de Mikis Theodorakis ‘Serpico’ a outros compositores europeus como Basil Poledouris e Ennio Morricone; até artistas semelhantes, como John Cale e Woo.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile