Falecido no último dia 5 de agosto aos 84 anos de idade, Jô Soares se destacou como apresentador, humorista, ator, cronista, diretor… e escritor. Entre as obras produzidas ao longo de sua carreira, destacam-se as narrativas no gênero policial. Eram thrillers de mistério, com pitadas de humor e pano histórico. A estreia ocorreu em 20 de setembro de 1995 com o lançamento de “O Xangô de Baker Street” (ed. Cia das Letras), que se tornaria campeão de vendas, verdadeiro best-seller da época.
É um livro protagonizado por Sherlock Holmes e seu inseparável parceiro Dr. Watson, famosos personagens criados por Sir Arthur Conan Doyle. Na versão de Jô, a dupla de detetives viaja até o Rio de Janeiro do Segundo Reinado.
Segundo a editora Companhia das Letras, trata-se de um romance “cômico-policial”, constituindo-se “uma engraçada mistura de cenário muito preciso do passado – a capital do país por ocasião da primeira visita da legendária atriz francesa Sarah Bernhardt -, figuras conhecidas da história política e cultural do país – como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga, Paula Nei, d. Pedro II -, e personagens de ficção – Sherlock Holmes e o indefectível dr. Watson, importados para desvendar o desaparecimento inconveniente de um violino Stradivarius que deixara o imperador em sérios apuros”.
Mas as criaturas de Conan Doyle precisam solucionar uma série de crimes hediondos e enigmáticos. Assim, o Sherlock de Jô descobrirá as delícias sensuais dos trópicos, aprenderá alguns costumes nativos, exercerá seus brilhantes dotes dedutivos (para espanto e incredulidade dos pobres mortais).
*****Foto: Montagem com capa de “O Xangô de Baker Street”, da Cia das Letras
Best-seller
Logo após seu lançamento em 1995, “O Xangô de Baker Street” entrava na lista dos mais vendidos. Por exemplo, no ranking do jornal O Estado de S.Paulo, o livro do Jô aparecia em 1º lugar na terceira semana de outubro daquele ano na lista de “Ficção”, à frente de outro best-seller dos anos 90, “O mundo de Sofia”, do norueguês Jostein Gaarder.
Best-seller 2
Por sua vez, a Folha de S.Paulo publicou em 29 de outubro de 1995 o texto “‘Xangô’ atinge a liderança”, destacando que esse romance policial havia assumido a ponta do ranking Datafolha de livros mais vendidos de ficção. “O primeiro lugar confirma a expectativa de ascensão criada no mês passado, quando, com menos de dez dias de vendas, a obra chegou ao segundo lugar”, diz a matéria.
Edição
O volume mais recente de “O Xangô de Baker Street” é do ano de 2011, também pela Cia. das Letras, em “edição econômica” (R$ 49,90, em média), ou seja, versão brochura e formato 16.00 x 23.00 cm, com 192 páginas.
Filme
O livro de 1995 teve uma adaptação para o cinema em 2001, com direção de Miguel Faria Jr. O ator português Joaquim de Almeida encarna o papel de Sherlock Holmes.
Oficina
Nos dias 17 e 18 de agosto, rola o “Laboratório de Palhaçaria”, ministrado por Glaucy Fragoso, das 18h30 às 22h30, no Centro de Ação Cultural (CAC), em Maringá. A oficina é direcionada para pessoas de todas as idades interessadas em palhaçaria, independentemente dos níveis de estudo da linguagem.
Oficina 2
O “Laboratório de Palhaçaria” tem duração de 8 horas, sendo distribuídas em dois dias com 4 horas de duração cada. É de graça. A inscrição é feita através do formulário disponível na bio do Instagram da Secretaria de Cultura (@secretariadeculturamaringa). Ou diretamente neste link: https://bit.ly/3zG5UNz
Música
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura na apelidada “Cidade Canção”, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove o “Mês da Música”. Mais de 60 atrações musicais gratuitas serão realizadas em agosto, em diversos espaços públicos da cidade. Nesta quinta-feira, 11 de agosto, às 17h, tem duo de violinos com Rafael e Vinicius, integrantes da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paço Municipal.
Capa
A atriz e apresentadora Rafa Kalimann é a estrela da capa digital de agosto da revista Glamour Brasil. Em entrevista, ela contou detalhes sobre sua estreia como atriz na série “Rensga Hits”, produzida pela Globoplay e que estreará esse mês, sonhos de criança, adolescência, feminismo, haters, relacionamentos e autoestima.