A 36ª Graphic MSP, selo que reimagina personagens clássicos do quadrinista Mauricio de Sousa (criador da Turma da Mônica), promete conquistar o coração de fãs e simpatizantes do mundo pet.
Em “Mingau – Apego” (ed. Panini), a mineira Ana Cardoso dá foco ao famoso gatinho da Magali, o Mingau. Olha a sinopse divulgada pelo editor Sidney Gusman em suas redes sociais: em uma de suas saidinhas diárias pelo bairro do Limoeiro, Mingau acaba sendo “adotado” por uma menina, que imediatamente o leva para uma nova casa. Agora, a missão é reencontrar a Magali.
“‘Apego’ vai emocionar quem é apaixonado por animais, pois Ana Cardoso esbanja sensibilidade (humana e felina) nesta releitura do personagem de Mauricio de Sousa”, completa Sidão.
Por meio de suas redes sociais, Cardoso comentou sobre o convite para ingressar no selo. “Um belo dia, recebi uma ligação do Sidney Gusman. Era sábado de manhã, estava meio acordada e meio dormindo, o que sempre faz eu me perguntar se não foi um sonho tudo aquilo”.
Daquele dia em diante, a artista de Belo Horizonte conta que nunca mais parou de sonhar. E agora, o sonho virou realidade com “Mingau – Apego”.
Essa Graphic MSP será lançada pela Panini Comics Brasil em dezembro, durante a CCXP de São Paulo.
Mas já começou a pré-venda das edições em capa dura e cartonada, no site da Loja Panini:
Autora
Ana Cardoso é artista brasileira natural de Belo Horizonte (MG), graduada em Artes Gráficas pela UFMG. Ilustradora, quadrinista e aquarelista, atua no mercado editorial como artista autoral e freelancer na produção de livros infantis, quadrinhos e ilustrações para o mercado didático e publicitário. Já trabalhou para grandes empresas do país e lançou sua primeira publicação autoral, “We Pet”, no FIQ BH em 2015. Em 2018, publicou o quadrinho “Quando Você Foi Embora”, pela editora Balão Editorial, pela obra foi indicada aos prêmios HQMIX e Cubo de Ouro.
Astronauta
Por falar em selo Graphic MSP, outra novidade é “Astronauta – Convergência”, de Danilo Beyruth, cujo lançamento será agora no mês de outubro. É a sexta aventura do personagem na coleção (com cores de Cris Peter), concluindo o arco de histórias iniciado em 2012 com “Magnetar”. Aliás, essa clássica criação de Mauricio de Sousa deu o pontapé inicial das Graphic MSP, dez anos atrás. Sinopse da nova aventura: o Astronauta maligno de outra realidade está na nossa Terra, prestes a sequestrar Ritinha. Ele só não imagina que o socorro está a caminho. Agora, o confronto é inevitável.
Selo
O objetivo do selo criado pela Mauricio de Sousa Produções é reimaginar ou reler as criações do pai da Turma da Mônica, em versões exclusivas e originais feitas por quadrinistas convidados, sob o comando do editor Sidney Gusman. Geralmente, são graphic novels em edições únicas. Mas o selo já teve sua trilogia (a Turma da Mônica nas mãos dos irmãos mineiros Vitor e Lu Cafaggi) e o arco de seis edições com Danilo Beyruth, por exemplo. Alguns dos personagens recriados: Bidu, Louco, Penadinho, Tina, Mônica, Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Capitão Feio etc.
Nobel
Na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, saiu o laureado com o Prêmio Nobel de Literatura 2022. A Academia sueca premiou a francesa Annie Ernaux, autora de livros como “O Lugar”, “Os Anos” e “O Acontecimento”: “pela coragem e acuidade clínica com que descortina as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal”, diz a instituição.
Nobel 2
No Brasil, a editora independente Fósforo vem publicando sua obra desde o ano passado. Aliás, a escritora vem ao Brasil em novembro para a Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, “Ernaux é considerada uma pioneira no estilo da autoficção, um tipo de literatura que se espraia cada vez mais pelo mundo e agora é consagrada pelo Nobel”.
Nobel 3
“Seus livros contam histórias autobiográficas ao mesmo tempo em que refletem sobre o contexto social em que foram escritas – Ernaux era filha de um comerciante pobre na região rural da França e saiu de casa para estudar letras e se formar professora – e sobre o próprio processo de revirar sua vida para escrever memórias”, diz ainda o jornal paulistano.
Inocentes
Nome basilar do punk rock paulistano dos anos de 1980, Inocentes lançou nesta quarta-feira, 5 de outubro, o clipe oficial do single “Eu vou ouvir Ramones”, numa clara homenagem à banda norte-americana pioneira do punk. Composta e cantada pelo guitarrista do Inocentes, Ronaldo Passos, a nova faixa está no EP “Queima!”, apresentado em julho no streaming. Já o clipe de “Eu vou ouvir Ramones” tem roteiro, ilustração e animação de Leandro Franco, com direito a participação de Supla numa das cenas. Em estilo acelerado, simples e reto do punk, a letra da canção diz que pode acontecer de tudo (até uma guerra nuclear), mas sempre vai ouvir o som do Ramones.
Inocentes 2
Inocentes é formado por Clemente Nascimento (voz e guitarra), Ronaldo Passos (guitarra), Anselmo Monstro (baixo) e Nonô (bateria).