Mostra virtual de cartuns homenageia Rita Lee

Está no ar uma exposição virtual de cartuns feita em homenagem à cantora e compositora Rita Lee: “RITA LEENDA! A ovelha negra entre as nuvens brancas”

ed carlos j santana

Crédito: Ed Carlos

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em homenagem à cantora e compositora Rita Lee, que morreu na segunda-feira (8), o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), o jornalista e cartunista José Alberto Lovetro (Jal), reuniu mais de 50 cartuns e postou no Blog oficial do Troféu HQMIX com o título “RITA LEENDA! A ovelha negra entre as nuvens brancas”.

Mas o número de ilustrações poderá aumentar, pois outros trabalhos devem se juntar à mostra no decorrer do mês de maio.

“É uma exposição virtual que não tem data para terminar. Afinal os cartunistas se identificam com a própria Rita e seu humor corrosivo, que é muito comum também nos cartuns”, diz o texto do blog.

A seleção inclui cartuns de Claudio Duarte, Miguel Paiva, Amorim, Thiago, Nico, Fabiana Langona, Baptistão, Fraga, Gomes Oliveira, Ed Carlos J. Santana, entre outros.

“Rita continuará com suas músicas embalando desenhistas em seus trabalhos de traços feitos com lápis dançantes”.

A exposição virtual pode ser conferida na íntegra AQUI.

Crédito: Fabiana Langona

Lee
Maior estrela do rock feito no Brasil, Rita Lee, 75 anos, morreu na noite de segunda-feira (8), em São Paulo (SP). Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença. Rita despontou no Tropicalismo com o grupo Mutantes, nos anos de 1960. Gravaram faixas como “Panis Et Circensis”, “Top Top”, “Balado do Louco”, “Vida de Cachorro” e “Ando Meio Desligado”. A cantora formou, pós-Mutantes, a banda Tutti Frutti. A partir daí, apareceram canções que se tornaram clássicos (dentro e fora do Tutti Frutti): “Ovelha negra”, “Agora Só Falta Você”, “Mania de você”, “Esse Tal de Roquenrou”, “Banho de Espuma”, “Lança Perfume”, “Saúde”, “Flagra”.

Crédito: Baptistão

Ecad
Segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que lamentou o falecimento da artista, Rita Lee deixa a sua marca na história da música brasileira e um repertório de 324 obras musicais e 642 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil. No último aniversário de Rita, festejado em 31 de dezembro, o Ecad divulgou as suas canções mais gravadas e as mais tocadas no país nos últimos 10 anos. “Mania de você”, uma parceria com o marido Roberto de Carvalho, se destacou na liderança dos dois rankings. Rita Lee nasceu em São Paulo, em 31 de dezembro de 1947. Nos últimos 10 anos, a artista teve mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais de execução pública provenientes dos segmentos de TVs, rádios e shows.

Ecad 2
Ranking das músicas de Rita Lee mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina)

Mandaguari
À base de funknejo e de sertanejo “universitário”, o cantor paulista Luan Pereira se apresentou para 10 mil pessoas na Praça da Independência, na noite de sábado, 6. O show, promovido pela Prefeitura de Mandaguari, integrou a agenda de atrações do 86º aniversário da cidade. As informações são de assessoria.

Crédito: Assessoria

Maringá
Outra cidade completando idade nova é Maringá. Nesta quarta-feira, 10, faz 76 anos. As comemorações oficiais ocorreram na segunda, 8, com o tradicional desfile cívico, portões abertos na 49ª Expoingá e atrações em dobro na feira, para todos os públicos. Os shows da dupla sertaneja ′Bruno & Marrone e do projeto ′Mundo Bita′ reuniram cerca de 20 mil pessoas na Arena do Parque de Exposições.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile