Neste sábado, 7 de janeiro, comemora-se o Dia do Leitor. Nada mais apropriado do que comemorar um dado divulgado pela Prefeitura de Maringá. Em 2022, as bibliotecas municipais tiveram aumento de quase 300% no número de leitores frequentadores desses espaços na Cidade Canção, na comparação com 2021.
No ano passado, as seis bibliotecas municipais de Maringá registraram 42.700 leitores frequentes contra 10.700 em 2021. “Sabemos que o ano de 2021 foi atípico em decorrência da pandemia, mas a alta procura pelas bibliotecas em 2022 foi reflexo das ações da gestão municipal para incentivar a literatura. Para este ano, o objetivo é ampliar, ainda mais, o número de leitores”, afirma o secretário de Cultura, Victor Simião, via site.
Ele destaca que o município investe em acervo atualizado, com literatura que aborda diversos temas sociais, e em ações de incentivo à leitura como as contações de história e o Clube de Leitura. “A leitura nos traz alento, novas perspectivas de vida e nos faz altruístas”, diz o secretário. Durante o mês de janeiro, as seis bibliotecas municipais preparam atividades especiais para a programação especial de férias.
Para realizar o cadastro de leitor nas bibliotecas municipais, o interessado deve procurar ou entrar em contato pelo WhatsApp com uma das bibliotecas e apresentar comprovante de endereço e documento pessoal (RG, CPF ou carteira de motorista). Com a matrícula já preenchida, o usuário pode emprestar até três livros, três gibis e três revistas a cada semana.
O prazo para a devolução dos livros, gibis e revistas é de no máximo 10 dias. Para renovar o empréstimo, basta ligar ou enviar uma mensagem por WhatsApp para a biblioteca onde realizou o procedimento e fazer a solicitação. Caso necessite renovar pela segunda vez, vá até a biblioteca pessoalmente e verifique se o livro possui alguma reserva.
Bibliotecas
Conheça as bibliotecas municipais:
• Biblioteca Central – Av. Horácio Raccanello Filho, 6090 – (44) 3127-6080
• Biblioteca Alvorada – Av. Sophia Rasgulaeff, 1370, entrada pela Rua Venezuela – (44) 3127-6070
• Biblioteca Céu das Artes, Iguatemi – Av. Vereador Antônio Bortolotto – (44) 3127-6078
• Biblioteca Mandacaru – Av. Mandacaru, 317 – (44) 3127-6055
• Biblioteca Operária – Travessa Liberdade, 26 – (44) 3127-6057
• Biblioteca Palmeiras – Av. São Judas Tadeu, 1429 – (44) 3127-6075
Cinema
O “Convite ao Cinema” inicia sua temporada de 2023 neste sábado, 7 de janeiro, em Maringá. A primeira sessão do ano será às 20h, no auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura na Av. XV de Novembro, 701), com entrada gratuita. Em exibição, o terror “Inverno de sangue em Veneza” (Inglaterra/1973 – 111min.), do diretor Nicolas Roeg.
Sinopse
Confira a sinopse do Adoro Cinema para “Inverno de sangue em Veneza”: após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco em Veneza. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.
Projeto
O “Convite ao Cinema” é uma realização da Secretaria de Cultura de Maringá com a curadoria e coordenação de Paulo Campagnolo.
Audiovisual
Joelma Oliveira Gonzaga, produtora executiva da Maria Farinha Filmes, maior estúdio de entretenimento de impacto social da América Latina, aceita convite feito por Margareth Menezes, Ministra da Cultura, para assumir a Secretaria Nacional do Audiovisual do atual governo. “Estamos muito orgulhosas por Joelma e cheias de esperança com este movimento. A volta do Ministério da Cultura depois de anos de grande dificuldade para o setor, é algo imprescindível para o desenvolvimento sustentável do país. A Maria Farinha celebra a nomeação de Joelma na Secretaria do Audiovisual”, comenta Luana Lobo, co-CEO e sócia da Maria Farinha Filmes, via assessoria.

Audiovisual
Com mais de 20 anos de experiência no setor, e nos últimos dois anos, à frente da Produção Executiva da Maria Farinha Filmes, Joelma assina trabalhos como “O Som do Rio”, série lançada em 2022 em parceria com o YouTube, e de projetos que serão lançados em 2023 como o documentário “O Futuro É Ancestral” e a série “Segura Essa Pose”, para citar alguns.