A obra do mineiro Autran Dourado (1926-2012), um dos grandes nomes da prosa moderna da literatura brasileira, vem ganhando novas edições pelas mãos da HarperCollins Brasil.
A primeira delas foi “Os sinos da agonia” (link: https://bit.ly/3CSzItN), em junho, com texto da jornalista e escritora Socorro Acioli; e agora “Ópera dos mortos”, prometido para outubro, conforme divulgou a coluna “Painel das Letras”, do jornal Folha de S.Paulo.
Lançado pelo célebre romancista mineiro em 1967, “Ópera dos Mortos” foi incluído pela Unesco numa coleção das obras mais representativas da literatura mundial. O volume da HarperCollins terá prefácio de Itamar Vieira Junior (autor do celebrado “Torto Arado”). Em linhas gerais, trata-se da história épica de Rosalina, enclausurada pelo pai numa cidadezinha do interior mineiro até a chegada repentina de Juca Passarinho.
Já em “Os sinos da agonia” (288 páginas), o texto é marcado pela alternância de vozes, somada ao uso de técnicas narrativas como fluxo de consciência e flashbacks, leva o leitor aos mais variados questionamentos sobre desejo, destino e o que é a verdade. No fim do século 18, em Vila Rica, Minas Gerais, uma jovem arruinada financeiramente casa-se com um abastado fazendeiro na esperança de salvar o futuro da família. De início satisfeita com o arranjo, a jovem logo percebe que não será nos braços do rico e importante senhor que encontrará a felicidade, e sua busca se transforma numa verdadeira tragédia.
Autor
Autran Dourado foi um advogado, escritor e jornalista brasileiro, natural de Minas Gerais. Suas obras receberam diversos prêmios, entre eles o Camões, o Machado de Assis e o Jabuti.
Álbum
O músico, compositor, educador musical e precursor do ukulele no Brasil João Tostes vai compor um álbum inteiro em somente um dia. E vai gravar em somente um dia também. O trabalho será realizado em três encontros: um dia para compor, um dia para gravar e um dia de show de lançamento. Todos eles ao vivo, realizados diante do público. Os apoiadores poderão dar sugestões para as novas canções em tempo real. Assim nascerá o “MMXXII”, um álbum a ser criado num curto espaço de tempo e com todos os requintes de ineditismo. Os interessados em participar do evento e da construção coletiva podem visitar o site: https://uke.fan/tostes-mmxxii
Flipop
Depois de duas edições virtuais, a Flipop volta ao formato presencial para colocar os leitores cara a cara com alguns de seus autores favoritos – nacionais e internacionais. Em sua sexta edição, o Festival de Literatura Pop, criado pela Editora Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, terá 10 mesas de debate reunindo dezenas de autores nacionais, além de encontros com as duas convidadas especiais estrangeiras: Casey McQuiston, autora de “Vermelho, branco e sangue azul” e “Eu beijei Shara Wheeler”; e E. Lockhart, autora de “Mentirosos”. O festival acontece de 9 a 11 de setembro no Centro Cultural São Paulo. Informações: www.flipop.com.br/
Designer
A editora Gente abriu uma vaga de designer para a área de marketing. Os requisitos incluem domínio do pacote Abobe, especialmente InDesign, Photoshop e Illustrator, e experiência em desenvolvimento de campanhas on-line e off-line e materiais promocionais.
Designer 2
Fazem parte das atribuições do cargo: ajudar a criar uma comunicação eficiente; criação de campanhas publicitárias; desenvolver os materiais de lançamento de livros, produtos e serviços; tratar imagens; criar e desenvolver artes para as redes sociais, e-mail marketing e newsletters; criar páginas de vendas e materiais para eventos; dentre outros. Interessados devem se inscrever até 9 de setembro neste link: https://bit.ly/3Q48jYJ
Flipoços
O 17º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) começa neste sábado (3), com o objetivo de trazer ao público, até o dia 11 de setembro, discussões relevantes sobre literatura, música e temas atuais, lançamentos de livros, oficinas, shows e diversos autores e convidados especiais. Ao todo, o evento realizará 184 atrações culturais, tendo como expectativa de público a recepção de cerca de 80 mil pessoas.
Beatles
A história dos Beatles vem sendo contada de diferentes formas ao longo dos anos, conquistando cada vez mais fãs e mostrando que seu legado é eterno. Mas nenhum trabalho é tão profundo e detalhado como a obra que chegará ao Brasil, pela primeira vez, no dia 14 de setembro. Este projeto contou com uma equipe de mais de 10 pessoas, mais de um ano de trabalho e com uma tradução de 1.300 páginas. O anúncio é da editora Belas Letras.
Padre
Padre Reginaldo Manzotti ocupa o primeiro lugar dos principais rankings nacionais de vendas de livros com seu 25º lançamento, “O Poder da Cura”, publicado pela editora Petra. O fenômeno literário conseguiu um feito excepcional assumindo a liderança da lista geral do portal PublishNews.
Livro
Uma milícia de extrema direita planeja sequestrar a governadora de Michigan e julgá-la por traição. Uma multidão armada de apoiadores de Trump e teóricos da conspiração invade o Capitólio dos Estados Unidos. São incidentes isolados? Ou é o começo de algo maior? Em “Como as guerras civis começam”, Barbara F. Walter, uma das maiores autoridades no mundo em violência política e terrorismo, examina o dramático aumento do extremismo global e soa o alarme ao argumentar que as guerras civis proliferam e são hoje o maior perigo para a paz mundial.