Playlist: trilha sonora para seguir o giro do sol

Em clima floral, uma lista de canções para acompanhar a visita aos girassóis do Eurogarden. De Alceu Valença a Ira!, são faixas cujo tema, claro, só podia ser a famosa “flor que segue o sol”

Dona do hit "Era uma Vez", Kell Smith tem seu girassol (Crédito: Divulgação)

Tingindo a paisagem de amarelo, os girassóis do Eurogarden são uma atração à parte em Maringá. Além das abelhas, a beleza e o encanto das flores atraem também os moradores da região, vindos de todas as partes com seus smartphones em punho.

Hoje uma nova florada está aberta nesse famoso bairro planejado e autossustentável da Cidade Canção.

O campo florido costuma ser imortalizado em registros fotográficos e vídeos, que vão parar nas redes sociais. É uma cena floral que poderia ganhar sua trilha sonora perfeita. Qual se encaixa no campo do Eurogarden?

Abaixo, a reportagem listou canções que poderiam ser utilizadas como fundo musical das “flores que seguem o sol” durante a visita. Confira a playlist, disponível no serviço Deezer (app e www.deezer.com) sob o nome “Girassol – Jornal O Maringá”:

Ira!
Composta pelo guitarrista Edgard Scandurra, a balada “O Girassol” foi gravada pela banda de rock Ira! em 1996, no disco “Sete”; mas o hit encontrou finalmente seu sol em 2004, graças ao enorme sucesso do “Acústico MTV: Ira!”. “Como eu sou um girassol, você é meu sol”, diz o refrão.

Esquina
Completando 50 anos em 2022, “Clube da Esquina” (1972) é um álbum duplo feito de maneira coletiva, sob liderança de Milton Nascimento e Lô Borges. Faixa transcendental composta pelos irmãos Lô e Márcio Borges, “Um girassol da cor do seu cabelo” tem versos como “A terra azul da cor do seu vestido/Vento solar e estrelas do mar”.

E um detalhe: essa canção já ganhou versões do Ira! (disco “Isso é Amor”, de 1999) e da banda gaúcha Nenhum de Nós (“Acústico 2”, de 2003).

Cidadão
Por falar no Rio Grande do Sul, a saudosa banda Cidadão Quem lançou, em 2002, o CD “Girassóis da Rússia”. A terceira faixa é justamente “Girassóis”, composição do guitarrista e vocalista Duca Leindecker. O detalhe é que, em nenhum momento, a letra da canção menciona a palavra “girassol” (ou “girassóis”).

Valença
Por sua vez, Alceu Valença, um dos grandes nomes da MPB, repete o refrão “Gira, gira, gira, gira/Gira, gira, gira, girassol” ao longo de “Girassol” (autoral), numa espécie de moto contínuo. A composição é uma das faixas do álbum “Sol e Chuva” (1997). Mas já havia sido gravada antes, em “Leque moleque” (1987), com outro arranjo e sem o “gira, gira”.

E veja a aproximação: Alceu canta “Um girassol nos teus cabelos”, indo um pouco diferente dos mineiros do “Um girassol da cor do seu cabelo”.

Cidade
Nos anos de 1990, o Cidade Negra fez a festa com seu pop/reggae na voz do líder Toni Garrido, que se aventuraria também como ator. Mas o forte da banda carioca era mesmo as baladas, com sucessos do porte de “Onde você mora?”.

Em 2002, seu CD “Acústico MTV: Cidade Negra” abria com a então inédita “Girassol” (Toni Garrido/Da Ghama/Lazão/Bino Farias/Pedro Luís), cujo clipe ganhou prêmio e foi o carro-chefe do álbum ao vivo: “No coração de quem faz a guerra/Nascerá uma flor amarela/Como um girassol”, diz o trecho.

Kell
Conhecida nacionalmente com o single “Era uma vez”, que atingiu mais de 32 milhões de execuções no Spotify e 100 milhões de visualizações no Youtube, a cantora/compositora Kell Smith tem um álbum de estúdio chamado, veja só, “Girassol” (Midas Music). É dele que vem a faixa-título, com um clipe que gira “para onde gira o sol”.

Mais
E a playlist de O Maringá também conta com a pop cristã “Girassol”, de Priscilla Alcantara (participação do comediante Whindersson Nunes); a clássica “Catavento e girassol” (Guinga/Aldir Blanc), na voz de Leila Pinheiro; e uma canção gringa, “Sunflower”, do Rex Orange County.

Campo de girassóis do Eurogarden, em Maringá (Crédito: Arquivo/O Maringá

Serviço
Localizado na av. Francisco Ferreira de Miranda (via paralela à ferrovia que corta Maringá), o campo de girassóis do Eurogarden funciona diariamente das 7h30 às 19h. Para quem for de transporte coletivo, é só pegar o ônibus da linha Cidade Verde Sarandi – 254M Sentido para Bairro / Monte Rey.

Sair da versão mobile