Desde esta segunda-feira, 3 de julho, está aberta a consulta pública ao edital do Prêmio Aniceto Matti 2023, em Maringá.
“A consulta visa proporcionar o diálogo com a classe artístico-cultural e a comunidade maringaense para participarem contribuindo com sugestões, críticas e elogios sobre o futuro edital de concurso do PRÊMIO ANICETO MATTI, de acordo com as normas estabelecidas na Lei Municipal de Maringá n.º 11200/2020”, diz a Secretaria de Cultura (Semuc), em suas redes sociais.
Assim, a sociedade pode participar na tomada de decisões relativas à formulação e definição de políticas públicas de cultura.
A minuta do edital ficará publicada para consulta até o dia 10 de julho de 2023, na Plataforma Maringá Cultura. CLIQUE AQUI
Dia D
A quarta-feira, 5 de julho, é o Dia D da Lei Paulo Gustavo no Estado. Pensada pela Secretaria Estadual de Cultura (Seec), a ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá, do G7 (grupo formado pelas maiores cidades do Paraná, com exceção da capital) e da Câmara Técnica de Cultura da Amusep (Associação do Municípios do Setentrião Paranaense). O objetivo é sanar dúvidas e auxiliar as cidades que estão com alguma dificuldade para solicitar os valores.
Dia D 2
“O nosso espírito é de união. Não adianta a gente ficar bem e as cidades ao nosso lado ainda terem dificuldades. Nossa equipe está preparada para esse atendimento”, afirmou o secretário de Cultura, Victor Simião, via Secretaria Municipal de Cultura. O Dia D, em Maringá, será na sede da Semuc, que fica na Av. Luiz Teixeira Mendes – 2500, no Teatro Calil Haddad.
Lei
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3.862.000.000,00 (três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. Todos os municípios paranaenses têm direito de receber recursos dessa lei, desde que o solicitem e cadastrem um Plano de Ação na plataforma TransfereGov.
Série
O ator paranaense Victor Ferreira faz parte do elenco da nova série original da HBO Max, “Use Sua Voz”, o primeiro live-action produzido pelo Cartoon Network Brasil. A produção, que tem estreia marcada para o dia 6 de julho, contará com 10 episódios em sua primeira temporada e foi criada pelo diretor Adolpho Knauth, de “O Melhor Verão das Nossas Vidas”, uma comédia adolescente musical que foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria “Melhor Longa-Metragem Infantil”. O roteiro é assinado por Marina Iorio (“Turma da Mônica: Lições”) e a produção musical é de Aureo Gandur.
Série 2
“‘Use Sua Voz’ promete entregar aventuras e mistérios, combinando amizade, amor e muita música, reunindo um elenco com nomes conhecidos do público, além de rostos novos que prometem se tornar figuras favoritas dos espectadores”, comenta Victor Ferreira, que atua ao lado de grandes nomes da cena artística, como Serjão Loroza (Pete), Robson Nunes, Fafy Siqueira, Marianna Armellini, Flávia Garrafa, Cella Bártholo (Greta), entre outros.
Série 3
Foi durante a interpretação do seu personagem em “Use Sua Voz”, que Victor Ferreira acabou descobrindo o seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. “Eu e o Arthur temos muitas coisas em comum e foi por meio dessas afinidades que descobri o meu diagnóstico de autismo, altas habilidades e superdotação. Eu já suspeitava, mas só tive coragem de ir atrás de profissionais após ter tido a oportunidade de compreender um pouco mais sobre o TEA. Por isso, tenho muito a agradecer a este personagem”, completa.