A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, já tem os nomes dos 10 finalistas da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. A informação é de assessoria.
CLIQUE AQUI para conferir quais são as obras finalistas.
Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Além de voltar a ser um evento com a presença do público, a cerimônia contará com a grandeza do Theatro Municipal de São Paulo, onde também ocorreu a Semana de Arte Moderna de 22, que completou 100 anos. Para homenagear esse marco cultural do País, o conceito visual do Prêmio Jabuti foi inspirado na arte de rua brasileira, antropofágica por definição.
Entre as novidades, está o recorde de obras inscritas: 4.290 livros, o que significou um aumento de 25% em relação a 2021. “2021 já representara o maior número de obras inscritas num intervalo de dez anos. O resultado de 2022 traduz perfeitamente o momento de maturidade que vive o Jabuti”, comenta Marcos Marcionilo, curador da 64ª edição. A cerimônia do Prêmio Jabuti 2022 é fechada para convidados, mas o público poderá assistir ao evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal da CBL no Youtube.
“Ano passado, falei do orgulho de manter a tradição de um evento tão importante para a nossa cultura e o nosso segmento, mesmo com todas as dificuldades colocadas pela pandemia. Este ano, o prêmio teve recorde de inscritos, volta ao presencial, celebra a Semana de 22 e realiza a cerimônia no Theatro Municipal, que já enche os olhos com tanta beleza e história. É uma edição que fazemos com uma alegria especial”, comemora Vitor Tavares, presidente da CBL, via site.
Aline Bei
Entre as autoras finalistas dessa fase, está Aline Bei com o livro “Pequena coreografia do adeus” (Companhia das Letras), na categoria Romance Literário. Ela vai fechar a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), em 6 de novembro, durante bate-papo sobre “O sensível olhar”, no Circo Literário.
Flim
Organizada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), a Flim de 2022 tem como tema “Reencontros” e rola entre os dias 2 e 6 de novembro. As atividades serão realizadas no Centro de Ação Cultural (CAC) e no espaço “Circo Literário”, na Praça Renato Celidônio, a Praça da Prefeitura.
História
Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro. Patrimônio cultural do País, o Prêmio é responsável por reconhecer e divulgar a literatura, as artes e as ciências feitas no Brasil, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, sempre em diálogo com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade.
Camões
Silviano Santiago, ensaísta, contista e crítico literário mineiro de 86 anos, ganhou a 34ª edição do Prêmio Camões realizado pela Fundação Biblioteca Nacional e considerado o mais prestigiado da literatura portuguesa. A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (24). O escritor, que possui mais de 30 livros publicados, é colaborador assíduo do jornal literário Pernambuco, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). As informações são do portal PublishNews.
Faroeste
Agora, é oficial: o quadrinho “O Procurador” (ed. Pipoca & Nanquim) está em pré-venda na Amazon, a R$ 62,90. O lançamento deste faroeste inédito está programado para 18 de novembro. Com roteiros afiadíssimos do italiano Gianfranco Manfredi, criador de “Mágico Vento” e um dos maiores escritores da Sergio Bonelli Editore, e a inigualável arte em preto e branco de Pedro Mauro, desenhista da Trilogia Gatilho, “O Procurador” apresenta o melhor desses dois quadrinistas tão amados pelos fãs de faroeste em uma obra única, totalmente inédita e inesquecível.
Faroeste 2
A edição de luxo da Pipoca & Nanquim tem formato grande (21×28 cm), capa dura, lombada redonda e 196 páginas impressas em papel pólen de alta gramatura.
Faroeste 3
Confira a sinopse: vindo de Nova York, o cavalheiro inglês James Jennings chega ao Texas a serviço de um grande escritório de advocacia para o qual trabalha como procurador, apesar de desgostar da vida burocrática. A elegância de sua polidez e vestimentas contrasta com a crueza dos moradores da cidade de Big Bend. Mas o que ninguém imagina é que, por trás da educação e dos modos distintos, há um implacável atirador, capaz de chegar às últimas consequências para proteger seus clientes. E essa nova missão vai demandar muitos de seus talentos, pois assim que J.J. informa ao boxeador Henry King que ele é o herdeiro de uma grande fortuna, todos os “abutres” da região voltam os olhos para eles!