Em Maringá, o Dia Mundial do Rock será comemorado no próximo sábado, 15 de julho, no Jardins de Gaia. Trata-se do festival Rock Garden – Edição Especial Dia Mundial do Rock. Um dia inteiro dedicado à música com 13 bandas e dois palcos; além de gastronomia e diversão. O evento vai começar 12h e vai até as 2h.
No line-up, destaque para os projetos de cover ou tributos a bandas que marcaram época no pop/rock, caso dos Beatles e Queen (by Afterlife, da Argentina), Charlie Brown Júnior (by Viva F3), Metallica (by Motorbreath Brasil), Led Zeppelin (by No Quarter), Tim Maia (by Dim Maia) e Linkin Park (by Energy Garden).
Mas também vai rolar som autoral com Kiara Rocks (hard rock, de São Paulo), Little B. and The Mojo Brothers (rock psicodélico tropical, de Maringá), Stolen Byrds (soul/rock, Maringá), Cauana Russo e banda (samba/MPB/bossa, Maringá), Cláudio Caldeira Delivery e Ricardo Michels e Os Indomáveis.
Para saber informações sobre preços e ingressos, acesse AQUI.
Data
Para quem não sabe, o Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho. Mas apenas no Brasil. Entenda: em 1990, duas rádios paulistas fizeram campanha para estabelecer esse marco. E o dia foi escolhido porque, em 13 de julho de 1985, houve o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.
Data 2
O Live Aid contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros. O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock. Mas só pegou no Brasil, a partir da década seguinte.
Revista
Com mais de 50 anos de história na divulgação do pensamento crítico sobre o audiovisual brasileiro, está de volta a revista Filme Cultura. A 65ª edição será publicada em 2024 com a temática “Cinema Mais: o audiovisual LGBTQIA+”. Para compor a revista, a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC) abriu o edital de chamamento público de textos.
Revista 2
A editora da revista Filme Cultura, Lina Távora, explica que “é grande e urgente a necessidade de fomentar o debate de pautas referentes à cultura e à diversidade de gênero e de sexualidade no país, assim como muitas outras pautas sociais devastadas pelo último governo”. Além disso, na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+, a cultura, e em especial o audiovisual, são fundamentais para que as pessoas possam se identificar, se sentir representadas e entender que há possibilidades diversas de viver uma vida plena.
Revista 3
Os textos devem ser inéditos ou derivados de um anterior, mas trazendo novos dados ou abordagens, e escritos por pessoas que se apresentem, obrigatoriamente, como autoras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 28 de agosto no sistema Mapas da Culturais. As propostas que apresentem quaisquer formas de preconceito de origem, raça, etnia, gênero, cor, idade ou outras formas de discriminação serão desclassificadas. Todo o acervo da revista está disponível em: http://revista.cultura.gov.br/
Livro
O escritor, palestrante, editor e filósofo Marcelo Pereira Rodrigues divulgou a capa de seu novo livro, “Nós” – arte de Weber Dornelas. A pré-venda iniciará em breve. Os exemplares podem ser reservados pelo site do autor (www.marcelopereirarodrigues.com.br) ou via WhatsApp: (31) 98569-3602.