Sábado de cinema em Maringá, com cult japonês e curta-metragem maringaense

Escrito e dirigido por Ribamar Nascimento, “Ressurgido” é um filme de ficção científica contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. Já “Harakiri” é um longa-metragem de 1962 que será exibido no projeto ‘Convite ao Cinema’

Cena de "Harakiri" (Crédito da Foto: Reprodução)

O sábado, 15 de outubro, promete ser especial para os amantes da Sétima Arte. Em Maringá, duas sessões se destacam entre as opções de filmes.

Às 10h30, no cinema do Maringá Park Shopping (av. São Paulo, 1.099, Centro), rola a exibição do curta-metragem maringaense “Ressurgido” (30 min), uma ficção científica escrita e dirigida por Ribamar Nascimento. Entrada grátis.

Confira a sinopse divulgada pelo site da Prefeitura: em um futuro distópico, Talita Shinkai, uma defensora setorial, se vê frustrada com o final das investigações de um caso: a defesa de 27 jovens que morreram após cometerem crimes absurdos, sem terem nenhuma passagem policial e sem nenhum motivo aparente. Subitamente, ela é ajudada por Lazar Volkov, um misterioso cyborg astronauta que diz saber exatamente o que aconteceu: Alguém usou de uma tecnologia militar vazada, capaz de controlar pessoas a distância via “Neurosfera”, a rede mundial de neurochips. Tragicamente, esse encontro pode ser o estopim para o início do fim da civilização.

O curta foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, que é a principal ferramenta de fomento às artes na Cidade Canção e contempla, anualmente, diversos projetos nas áreas do teatro, música, cinema, entre outras. O prêmio é promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura.

Segundo o secretário de Cultura, Victor Simião, a exibição desse curta-metragem maringaense, em um grande cinema da cidade, de forma totalmente gratuita, tem o objetivo de dar visibilidade às produções locais independentes. “Fazer parte da história desses artistas, vê-los crescendo e levando seus projetos a outros níveis, com a contribuição do Aniceto, é a meta da gestão municipal”, diz, em material da Prefeitura.

Cartaz de divulgação do curta (Crédito da Foto: Reprodução)

Ficha técnica
Elenco
Lazar Volkov: Sérgio Menezes
Talita Shinkai: Beatriz Diaféria
O Ente: Hélio Ribeiro
Procurador: João Espires
Gi: Laura Chaves
Flávio: Pedro Daniel
Tiago: Alexandre Penha
O Usuário: Eddy
Bell4tr1x: Carol Rossi
O Segurança: José Paulo de Almeida
A “Cliente”: Joyce Midori
Kojiro: Mario Nako
Direção, Roteiro e Produção: Ribamar Nascimento

Japonês
Na noite de sábado (15), o tradicional projeto “Convite ao Cinema” exibirá em Maringá uma preciosidade da cinematografia japonesa. Trata-se de “Harakiri” (Japão/1962 – 133min.), de Masaki Kobayashi, às 20h, no auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura, na rua XV de Novembro, 701), com entrada franca.

Sinopse
Confira a sinopse de “Harakiri”: no século 17, o Japão não está mais em guerra e o país é administrado com firmeza. Hanshiro Tsugumo (Tatsuya Nakadai), um samurai desempregado, bate à porta da poderosa dinastia Ii. Recebido por Kageyu Saitô (Rentarô Mikuni), o diretor do clã, Tsugumo lhe pede permissão de cometer suicídio por harakiri em sua residência. Na tentativa de dissuadi-lo, Saitô lhe conta a história de Motome Chijiwa (Akira Ishihama), um antigo samurai que desejava cumprir o mesmo ritual.

Instrumental
A mostra de música instrumental Ecos do Ingá, realizada pelo Cottonet-Clube sob coordenação de Paulinho Schoffen, volta a acontecer em Maringá neste domingo, 16 de outubro no Eurogarden, no gramado da avenida Sônia Guerra Nogaroli. As apresentações começam a partir de 15h30 com os maringaenses do Beto Vianna Trio. Em seguida, tem o londrinense Gabriel Zara Quarteto, às 16h30. Glauco Sölter Quinteto (Curitiba), se apresenta às 17h30. Depois é a vez do gaúcho Guto Wirtti Quarteto às 18h30 e, por fim, do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo, que sobe ao palco a partir de 19h30. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A informação é de assessoria.

Crédito da Foto: Reprodução

Instrumental 2
Neste sábado, 15 de outubro, Arismar do Espírito Santo recebe os inscritos às 16h no Teatro Reviver Magó para um bate-papo. No domingo (16), às 10h, é a vez do workshop “Levadas brasileiras”, com Glauco Sölter.

Drummond
Neste mês de outubro, comemoram-se os 120 anos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Para marcar a data, a José Olympio prepara o relançamento de uma obra dele que não era editada desde 1955, segundo a coluna “Painel das Letras”, do jornal Folha de S.Paulo. “Viola de Bolso”, publicada originalmente há 70 anos, terá todos os poemas da edição anterior, além de marcas feitas à mão e anotações inéditas encontradas pelos herdeiros do itabirano.

Crypta
A banda brasileira de death metal Crypta, fundada em 2019, fará uma turnê pelo Paraná no mês de novembro, passando por Londrina, dia 7, no Som Brasil; Maringá, dia 18, na Tribo’s Bar; e Cascavel, dia 19, no Adega Nostravamos. É a Latin America Tour 2022, com datas também na Colômbia, Bolívia e México. Atualmente, a banda é formada por Fernanda Lira (baixo e vocal), Tainá Bergamaschi (guitarra), Jéssica Di Falchi (guitarra) e Luana Dameto (bateria). Inclusive, em 5 de outubro a Crypta anunciou a entrada de Jéssica como membro oficial. A guitarrista vinha, desde maio de 2022, tocando como ‘sidewoman’, para realizar as turnês “Echoes Over Latin America Tour” e “Echoes Over Europe Summer Tour”, substituindo Sonia Anubis.

Crédito da Foto: Renan Facciolo

Crypta 2
“Agora, com a formação consolidada, a Crypta se concentra nas composições de seu novo disco (que será gravado e lançado em 2023), além dos próximos shows já agendados”, diz o comunicado nas redes sociais. Mais informações:

Poesia
Estão abertas as inscrições para a Seleção Poesia Brasileira, Sarau Brasil 2023. A seleção resultará na obra “Antologia Poética, Poetize 2023”. Inscrições até 5 de dezembro de 2022. Realização: Vivara Editora Nacional, apoio cultural: Revista Universidade. Inscreva-se em www.premiopoetize.com.br

Sair da versão mobile