Secretária de Cultura do Paraná participa de fórum nacional

Na agenda com a titular do Ministério da Cultura (MinC), foram apresentados oficialmente todos os secretários e secretárias do novo MinC

0002 Forum

Crédito: Cultura Paraná

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A secretária de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, participou nesta terça-feira (7) do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

O grupo focou nos desafios das políticas públicas para 2023 e na produção da Carta de Brasília – um documento oficial redigido coletivamente, que foi entregue à ministra da Cultura, Margareth Menezes, na tarde de terça.

Na agenda com a titular do Ministério da Cultura (MinC), foram apresentados oficialmente todos os secretários e secretárias do novo MinC em um encontro que enfatizou a escuta e o trabalho conjunto entre Governo Federal e os Estados.

“A Cultura Paraná reafirma seu compromisso no trabalho coletivo com o MinC pelo desenvolvimento profundo do setor cultural no Paraná e enfatiza abertura à integração, trocas e colaboração com os demais Estados do Brasil”, diz a Secretaria do Paraná, em postagem nas redes sociais.

Segundo o MinC, o encontro marcou a reabertura do diálogo do Ministério com os estados e a preocupação da nova gestão do MinC em fazer com que as políticas culturais alcancem todo o território brasileiro.

“O renascimento do Ministério da Cultura é uma oportunidade que o presidente Lula está nos dando. Agora, nossa missão é colocar o MinC à altura da riqueza cultural do Brasil”, destacou a ministra.

Durante a reunião, foram debatidas a regulamentação da Lei Paulo Gustavo, a criação de Comitês de Cultura nos estados e a realização da Conferência Nacional de Cultura.

*****Com informações de agências

Luciana Pereira (à dir.), ao lado da ministra da Cultura (Crédito: Cultura Paraná)

Luto
A cena dramatúrgica do Paraná perde um dos seus grandes nomes. Na noite de terça-feira (7), faleceu o ator curitibano Luiz Carlos Pazello. Com extensa trajetória nos palcos, Pazello lutava contra um câncer e nos deixou aos 61 anos. Formado pelo curso de teatro do Teatro Guaíra – que deu origem ao curso superior de teatro da Faculdade de Artes do Paraná – e bacharel em artes cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), era sócio proprietário da produtora de espetáculos teatrais Confraria Cênica desde 1995.

Concurso
O 2º Concurso de Fotografia Eurogarden Maringá promete movimentar as lentes na Cidade Canção. As inscrições abrem no próximo dia 12 de fevereiro. O regulamento estará disponível no mesmo dia da inscrição. Fique atento ao Insta do Eurogarden: https://www.instagram.com/eurogardenmaringa/

Jornal

O especial de capa da primeira edição de 2023 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, discute todas as etapas e possibilidades que envolvem a cadeia produtiva do livro independente no Brasil. A partir de depoimentos de autores e editores, as repórteres Isabella Serena e Juliana Sehn traçam um painel com custos, dicas e reflexões sobre a autopublicação e o trabalho dos selos médios e pequenos — um segmento que a cada ano ganha mais espaço na imprensa especializada e nas premiações literárias. Acesse em bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito da edição no site: www.bpp.pr.gov.br/Candido

Crédito: Reprodução

APCA
Um dos prêmios mais importantes do Brasil, o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) escolheu o livro “Via Ápia” (Companhia das Letras), do escritor carioca Geovani Martins, na categoria de melhor romance de 2022. Edyr Augusto em contos, com “Eu já morri” (Boitempo Editorial); e Cida Pedrosa, na categoria poesia, pelo livro “Araras vermelhas” (Companhia das Letras). Na categoria Tradução, o vencedor foi Elton Oliveira Souza de Medeiros, pelo trabalho em “Beowulf” (Editora 34). A Associação divulgou a lista dos melhores de 2022 em dez categorias na segunda-feira (6): Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

Barulho
O jornalista e crítico cultural Andre Barcinski lançará uma nova edição de seu clássico livro “Barulho” (1992). A nova versão se chama “Barulho 30 anos” e terá capa dura, formato grande, 70 páginas a mais que o original, e uma 2ª parte com fotos inéditas de shows que Barça tirou entre 1988 e 1999. Então, marca na agenda: a campanha de financiamento será lançada no dia 1º de março.

Slam
Os poemas do livro “Poesia é o Conselho”, do Coletivo Pé Vermelho, vêm sendo disponibilizados no Spotify, semanalmente. “O audiolivro é importante na acessibilidade e também torna possível que a gente sinta toda a sonoridade poética, do jeitinho que a gente gosta na poesia falada”, diz o projeto, via redes sociais.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile