A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) de 2022, cujo tema é “Reencontros”, inicia as atividades nesta quarta-feira, 2 de novembro, com bate-papos, contação de histórias, oficinas, palestra e música. E principalmente com a presença da jornalista, documentarista e escritora Daniela Arbex.
Autora de livros premiados como “Holocausto Brasileiro” e “Todo dia a mesma noite”, Arbex volta a Maringá (esteve na Flim de 2019) como convidada da mesa “O poder da palavra na busca de encontrar e reencontrar nossos direitos”, no Circo Literário (Praça Renato Celidônio, a “Praça da Prefeitura”), a partir de 19h30 de quarta-feira. A mediação será do secretário de Cultura Victor Simião.
“Serão cinco dias para celebrar a literatura e suas diversas vertentes, além de muita música e teatro. Teremos lançamentos, oficinas, palestras e contação de histórias. Preparamos uma programação incrível para que todas as pessoas possam participar das atividades da Flim”, destaca Simião, via assessoria.
Em outras palavras, a Festa terá até o próximo domingo, 6 de novembro, uma programação com lançamentos, debates, sarau, slam e autores locais e regionais.
Todas as atividades serão realizadas no Centro de Ação Cultural (CAC), que fica na avenida XV de Novembro, 514; e na Praça Renato Celidônio (“praça da Prefeitura”).
Primeiro dia
As inscrições para oficinas e palestras devem ser feitas no site https://festaliterariademaringa.com.br/
Confira a programação do primeiro dia:
9h | Bate-Papo: “REENCONTRO COM A LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS”
Escritor: LÉO CUNHA com a mediação de Angela Ramalho
Circo literário (Praça Renato Celidônio/“Praça da Prefeitura”)
9h30 | Oficina: “TROVAS” com Andrea Motta
Sala de Oficinas (CAC)
9h30 | Oficina: “ESCRITA CRIATIVA PARA MULHERES” com Jóyce Bandeira
Sala 06, CAC
9h e 10h | Contação de histórias: “HISTÓRIAS DE PALHAÇO” com Palhaço Arnica
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
13h30 | Oficina: “ESCRITA CRIATIVA” com Thays Pretti
Sala de Oficinas (CAC)
14h | Palestra: “Ilustração de livro infantil” de Heloise Martins
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
14h e 15h | Contação de histórias: “HISTÓRIAS DE PALHAÇO” com Palhaço Arnica
Circo literário (Praça Renato Celidônio/”Praça da Prefeitura”)
16h | Bate papo: “BUGUEI MEU CÉREBRO”
Escritor: ANDRÉ FLORES com mediação de Carol Maia
Auditório Joubert de Carvalho (CAC)
19h | Abertura oficial FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE MARINGÁ – EDIÇÃO 2022
Circo literário (Praça Renato Celidônio)
19h30 | Bate-papo: “O PODER DA PALAVRA NA BUSCA DE ENCONTRAR E REENCONTRAR NOSSOS DIREITOS”
Escritora: DANIELA ARBEX com mediação de Victor Simião
Circo literário (Praça Renato Celidônio)
21h | Show de abertura: Viviane Foss apresenta “MULHERES EM CHICO”
Circo literário (Praça Renato Celidônio)

Nomes
De quarta-feira (2) a domingo (6), o público de Maringá e região poderá encontrar na Flim nomes das letras nacionais como Aline Bei, ganhadora do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance “O peso do pássaro morto”. Em 2022, outro livro de sua lavra, “Pequena coreografia do adeus”, concorre ao Prêmio Jabuti.
A participação de Bei encerrará a Festa no dia 6, às 19h, no Circo Literário.
Outro destaque é Luís Cardoso, que terá participação online, na sexta-feira (4), às 19h, na sala Joubert de Carvalho. Nascido no Timor Leste, ele ganhou o Prêmio Oceanos de 2021 por “O plantador de abóboras”.
Já no âmbito nacional, a Flim terá a presença de Cristovão Tezza (“O filho eterno”) e José Castello (“Fantasma”) na quinta-feira (3), às 19h30, na mesa “O reencontrar e reinventar na literatura”, no Circo Literário.
Por sua vez, Sérgio Rodrigues (“A vida futura”) vai participar do Encontro de Clubes de Leitura no CAC, às 16h de sábado (5); e também da mesa com Rogério Pereira (“Na escuridão, amanhã”), às 18h30 do mesmo dia, na sala Joubert de Carvalho (CAC).
O paranaense Miguel Sanches Neto (“O último endereço de Eça de Queiroz”) participa do bate-papo ao lado de Natalia Timerman (“Copo vazio”), na sexta-feira (4), às 9h, sobre “Contos e Reencontros”, na sala Joubert de Carvalho (CAC).
Slam
A programação da Flim 2022 reserva espaço para uma tendência forte na cultura urbana de resistência, que é o Slam (“duelos” de poesia falada). No dia 6, às 17h, rola uma Batalha de Poesias, com Slam Pé Vermelho, na Praça Renato Celidônio.

Serviço
A programação completa da Flim está disponível no site https://festaliterariademaringa.com.br/
Autora
Uma escritora maringaense integra a primeira lista de finalistas do Prêmio Jabuti de 2022. A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da tradicional premiação, divulgou recentemente os dez finalistas da 64ª edição do evento, dividida em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Na categoria Conto, aparece o nome da jovem Hada Maller (22 anos), autora de Maringá, com o livro “A ilha dos sentimentos perdidos”, publicado de maneira independente. Aliás, obra lançada durante a Flim de 2021.
Livro
Segundo informações, “A ilha dos sentimentos perdidos” é um livro de contos do gênero literatura fantástica cujos personagens principais são pessoas com deficiência física que têm suas vidas transpassadas pela própria Ilha. O livro é ilustrado pela artista Paloma Barbosa dos Santos. Trata-se do trabalho final de Hada Maller para o curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), cuja pesquisa se baseou na representação de PCDs da literatura.

Jabuti
Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os 5 finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022. Entre as novidades, está o recorde de obras inscritas: 4.290 livros, o que significou um aumento de 25% em relação a 2021. Realizado desde 1958, o Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no cenário cultural brasileiro.