Streaming tem retrospectiva de Ulrike Ottinger e obras de Kinuyo Tanaka

Da diretora alemã, são oito filmes restaurados no serviço de streaming pago Filmicca; além de lançamentos inéditos

shellac goodbye mister wong image 4758

Crédito: Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A retrospectiva permanente de oito filmes da alemã Ulrike Ottinger é um dos destaques do mês na plataforma Filmicca. A diretora possui uma marca inquestionável e única no Novo Cinema Alemão.

Apresentados em versões restauradas pela Arsenal Berlin, os filmes serão lançados toda quarta e sexta-feira de fevereiro, começando com “Laocoonte e Seus Filhos”, uma releitura da obra “Orlando” de Virginia Woolf. A Trilogia de Berlim também faz parte dos lançamentos com a obra-prima “Retrato de uma Bêbada” e os maravilhosos “Freak Orlando” e “Dorian Gray no Espelho dos Tabloides”. “O Encanto dos Marinheiros Azuis”, “Madame X”, “Superbia – A Soberba” e “Joana d’Arc da Mongólia” completam as estreias. Trabalhando em parceria com grandes artistas como Tabea Blumenschein, Magdalena Montezuma e Delphine Seyrig, Ottinger criou obras mágicas, surreais e ousadas que marcam o cinema desta artista de talento imensurável.

Ainda neste mês, chegam ao catálogo duas obras restauradas dirigidas pela japonesa Kinuyo Tanaka. Atriz icônica, Tanaka estrelou mais de 200 filmes, incluindo obras de Yasujiro Ozu, Akira Kurosawa e Mikio Naruse. Aos 42 anos, ela realizou seu primeiro filme como diretora, tornando-se pioneira em um sistema de estúdio que desencorajava ativamente que mulheres dirigissem filmes. Ela fez seis filmes inovadores ao longo de uma década, descartando a passividade atribuída à maioria das protagonistas femininas da época e criando uma obra pequena e radical de heroínas progressistas. As obras que entram no acervo da Filmicca são “A Lua Nasceu”, seu segundo longa-metragem com roteiro de Ozu e que estreia dia 23 de fevereiro, e “Para Sempre Uma Mulher”, considerado o primeiro filme pessoal de Kinuyo Tanaka, que estreia no dia 16 de Fevereiro. Oportunidade imperdível de conhecer o trabalho desta grande diretora.

E para completar as estreias do mês, a Filmicca traz oito filmes contemporâneos, incluindo lançamentos inéditos como o documentário francês “Eu Amei Viver Lá”, de Régis Sauder, com a participação e baseado nos textos de Annie Ernaux, vencedora do Prêmio Nobel da Literatura em 2022, o terror original “Jerk”, da diretora Gisèle Vienne, o deslumbrante drama romeno exibido em Berlim “Malmkrog”, de Cristi Puiu, e o drama social italiano “Uma Promessa”, realizado pelos irmãos Gianluca e Massimiliano De Serio e exibido no Festival de Veneza.

Entenda
A Filmicca é um streaming nacional de cinema de arte mundial, do clássico ao contemporâneo, com estreias de filmes exclusivos, lançamentos inéditos, obras dos grandes festivais, clássicos restaurados e muito mais. Disponível para assinatura em todo o Brasil, a plataforma pode ser acessada na web e através dos apps para iOS, Android, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV. Onde assistir: www.filmicca.com.br ou nos apps para Android (smartphone e tablet), iOS (iPhone e iPad), Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV. Os apps possuem transmissão via Chromecast e AirPlay.

Terminal
A Cia. Circo Teatro Expressão de Maringá vem promovendo, desde esta quarta-feira, 1º, o projeto “Trabalhadores: de um ponto ao outro…” no Terminal Intermodal da cidade. São dez intervenções artísticas, levando arte com temática das relações de trabalhadores para os frequentadores do espaço. O projeto é produzido com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá nº 11200/2020 – Prêmio Aniceto Matti/PMM – Conc. 010/20211. Produção: Renato França; elenco: Alexandre Penha, Hudson Zanoni e Jaqueline Lira. Confira as próximas datas e horários:

06/02 – 18 horas
07/02 – 07 horas
07/02 – 18 horas
13/02 – 18 horas
14/02 – 7 horas
14/02 – 19 horas

Arte: Reprodução

Trio
O Maraka Trio irá participar do Festival Internacional de Choro de Paris, representando a cidade de Maringá. Mas antes disso, o grupo se apresentará no Teatro Barracão Paulo Mantovani, nesta sexta-feira, 3, às 19h30. O valor arrecadado desta apresentação custeará parte das despesas da viagem do Maraka para a Europa.

Festival
As inscrições para o 15° In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical estão abertas até 17 de fevereiro. Já o evento está programado para ocorrer entre os dias 14 e 25 de junho de 2023. Como em 2022, o evento ocorrerá de forma híbrida – presencial na cidade de São Paulo e online para todo o Brasil. A mostra competitiva, é destinada a longa metragens nacionais. Informações e regulamento no site oficial: https://br.in-edit.org

Festival 2
Além da Competição Nacional, outros dois painéis compõem o Panorama Brasileiro – a Mostra Brasil, que reúne longas e médias metragens e Curta Um Som, destinado a filmes de até 30 minutos. Com exceção dos curtas, todos os demais filmes devem ser inéditos no circuito comercial, não podendo ter sido exibidas em salas de cinema, tv aberta ou paga, comercializadas em DVD/Blu-Ray ou disponibilizadas em serviços de streaming. O filme vencedor da Competição Nacional receberá o prêmio “In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical e será exibido no In-Edit Barcelona 2023, com a presença do diretor. Neste ano, o filme vencedor foi “Manguebit“, dirigido por Jura Capela.

Oficinas
A Prefeitura de Marialva estão com matrículas abertas para as oficinas de violão, teclado, teatro e dança da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Para aqueles que já são alunos é preciso fazer somente assinatura da renovação e caso haja mudança de endereço trazer cópia do comprovante atualizado. Para os alunos novos será preciso trazer a seguinte documentação: cópia da RG ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência atualizado e se for criança ou adolescente com idade inferior a 18 anos é preciso vir acompanhado de uma pessoa responsável.

Arte: Reprodução

Oficinas 2
As matrículas começam no dia 6 de fevereiro e terminam no dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura Hélio Depieri, 1.215, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30. Qualquer dúvida, entre em contato pelo fone (44) 3232-1807.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile