O próximo destino de “Top Gun: Maverick”, sucesso de bilheteria mundo afora, é aterrissar nas principais plataformas digitais a partir desta terça-feira, 23 agosto.
O filme poderá ser comprado ou alugado através da Apple TV, Google Play e Microsoft Store; e estará disponível somente para aluguel na Claro TV+, Amazon Prime Video, Sky, Apple TV, Google Play, Vivo Play, Oi e Microsoft Store em 6 de setembro.
Estrelado por Tom Cruise, o filme se tornou um fenômeno global, se consagrando como o número 1 de 2022 com mais de US$ 1,3 bilhão em bilheteria mundial e a obra de maior bilheteria da aclamada carreira do produtor e ator. Foi também aclamado como “espetacular” (Brian Truitt, USA Today), “de tirar o fôlego” (Don Kaye, Den of Geek) e “de cair o queixo” (Sean O’Connell, Cinemablend) pela crítica internacional.
O lançamento “Top Gun: Maverick” nas plataformas digitais leva aos fãs do sucesso global cerca de 1 hora e 50 minutos de conteúdo bônus cheio de ação. O público poderá acompanhar o intenso programa de treinamento de voo do elenco, conferir os bastidores enquanto os cineastas capturam as sequências aéreas mais espetaculares já feitas, além de descobrir como ultrapassar os limites do Mach-10 com uma aeronave experimental especialmente projetada para o filme.
No material de extras, Tom Cruise compartilha sua paixão pela aviação enquanto pilota sua própria aeronave e fala sobre sua carreira no 75º Festival de Cannes. O conteúdo ainda conta com dois vídeos musicais de Lady Gaga e OneRepublic.
Sinopse
Após mais de 30 anos de serviço como um dos principais aviadores da marinha americana, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise) está onde ele pertence, testando limites como um corajoso piloto de testes. Seu destino muda quando precisa enfrentar fantasmas do passado ao ser convocado para retornar à equipe Top Gun, para treinar o grupo de elite de graduados do programa e tem que encarar o Tenente Bradshaw (Miles Teller), filho do seu antigo parceiro de voos, “Goose”. Conflitos surgem enquanto a equipe se prepara para uma missão especializada, da qual nenhum piloto vivo jamais participou. Classificação indicativa: 12 anos.
Flip
De 23 a 27 de novembro, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) retoma as ruas e praças da famosa cidade histórica. Foram dois anos de formatos alternativos, frente às dificuldades e urgências impostas pela Covid-19. Mas, em 2022, vem a 20ª edição, presencial. Depois da americana Saidiya Hartman, a Flip confirmou o nome da poeta brasileira Cida Pedrosa. Nascida em Bodocó, interior de Pernambuco, Cida Pedrosa é conhecida tanto por sua trajetória literária como política. Em 2020, ganhou dois prêmios Jabuti, nas categorias Poesia e Livro do Ano, com Solo para Vialejo (Cepe Editora). Segundo o portal PublishNews, seu próximo lançamento já está no prelo: “Araras vermelhas” deve sair em novembro deste ano, pela Companhia das Letras.
Flip 2
Novamente, a Flip terá uma curadoria coletiva, escolhendo nomes de fora do tradicional eixo Rio/SP. Confira: a gaúcha Fernanda Bastos, que é jornalista, tradutora e editora de livros, tendo fundado, ao lado do crítico literário Luiz Mauricio Azevedo, a editora Figura de Linguagem; a baiana Milena Britto, professora na Universidade Federal da Bahia e, entre outros temas, pesquisa gênero, literatura e estratégias de legitimação no campo literário; e Pedro Meira Monteiro, professor brasileiro na Universidade de Princeton, autor, tradutor e organizador de diversos livros.
Candango
A cerimônia de premiação do 1º Prêmio Candango de Literatura acontecerá no dia 21 de setembro, às 19h30. O evento vai contar com a presença ilustre do cantor Lenine, que fará o show de encerramento da premiação, transmitida ao vivo pelo YouTube. O Prêmio foi criado para enaltecer as manifestações literárias em todos os países lusófonos e difundir a riqueza e diversidade da língua portuguesa. A premiação foi instituída pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal.
Enslaver
A banda maringaense de thrash metal Enslaver está com agenda de shows até outubro entre as regiões Norte e Centro do Paraná. Depois de passar por Jandaia do Sul no último dia 20, o grupo segue para Arapongas, dia 27 deste mês, no Arapongas Rock Station, festival com diversas bandas no Espaço Cultural Milene; Londrina, 16 de setembro, no Heretic Manifesto; Guarapuava, 9 de outubro, no festival Affliction Fest; e, claro, Maringá, dia 22 de outubro, na famosa Tribo’s Bar. A data de 8 de outubro ainda aguarda o anúncio de confirmação da cidade.