Tordesilhas Livros adquire obras do catálogo da Sesi-SP Editora

Autores como João Anzanello Carrascoza, Vanessa Barbara e Flavio Cafiero passam a ser publicados pelo selo do Grupo Editorial Alta Books

Crédito da foto: Ilustrativa/Unplash

Não sei se todos se lembram, mas em maio deste ano o mercado editorial foi pego de surpresa com a notícia de que a Sesi-SP Editora não iria mais publicar as chamadas obras de interesse geral. A entidade decidiu focar apenas na publicação de livros didáticos e paradidáticos para as suas próprias escolas.

Mas agora, a Tordesilhas Livros, selo do Grupo Editorial Alta Books, adquiriu os direitos de publicação de obras que integravam o catálogo literário da Sesi-SP Editora, descontinuado no início desse ano. O processo teve a intermediação da Agência RIFF e a previsão é que os primeiros títulos sejam lançados na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em novembro.

Entre as contratações, passam a compor o catálogo da Tordesilhas as obras “Linha única”, “Dias raros”, “O volume do silêncio” e “Catálogo de perdas”, de João Anzanello Carrascoza, vencedor de prêmios nacionais e internacionais, como o Jabuti e o Guimarães Rosa, da Radio France.

Também foram contratados títulos como “O livro amarelo do terminal”, de Vanessa Barbara, obra de estreia da autora e vencedora do Jabuti; “O livro dos começos”, de Noemi Jaffe; o primeiro romance de Veronica Stigger, “Opisanie swiata”; além de “Dez centímetros acima do chão”, uma antologia de contos de Flavio Cafiero, e o primeiro romance do autor, “O frio aqui fora”, livro finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.

Antes de integrarem o catálogo da Sesi-SP Editora, a obra “O volume do silêncio”, de Carrascoza, e os livros de Barbara, Stigger, Jaffe e Cafiero foram publicados pela editora Cosac Naify. Agora, eles reforçam a seleção de grandes nomes do mercado literário e encontram uma nova casa no catálogo do Grupo Editorial Alta Books.

****Com informações de assessoria

Revista
A revista cultural “Conhece-te” chega ao número 259 neste mês de setembro. Um dos destaques da edição é a jovem escritora Bárbara Kristina; outro é a entrevista que um dos articulistas da revista, Mouzar Benedito, deu ao saudoso apresentador Jô Soares, à época do programa de TV, anos atrás. Editada por Marcelo Pereira Rodrigues, a publicação mineira tem assinatura. Mais informações: www.revistaconhecete.com.br

Capa da revista de setembro, em exemplar recebido pela coluna (Foto: Cristiano Martinez)

Jornalismo
Criado com o intuito de valorizar o papel da imprensa no fortalecimento e visibilidade do empreendedorismo e dos pequenos negócios, o Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) (premiosebraejornalismo.com.br/#premiacao), na sua nona edição em nível de Brasil, tem nove trabalhos finalistas na etapa estadual.

Jornalismo 2
Realizada pela primeira vez no Paraná, a etapa estadual teve 73 trabalhos inscritos, sendo 49 classificados para a fase de avaliação do júri nas quatro categorias: Áudio, Foto, Texto e Vídeo. A revelação dos vencedores acontecerá no dia 5 de outubro, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba.

Poemas
A editora Vila Rica está com edital aberto para uma coletânea de poesias e poemas. Segundo informações, o projeto “visa estimular a produção literária brasileira, valorizando novos autores e autores já publicados”. A participação é gratuita. “A Vila Rica não efetuará nenhuma cobrança de taxas aos autores selecionados”, diz o texto de divulgação. Os manuscritos devem ser encaminhados até 14 de outubro, sendo que a seleção se dará por meio de análise de banca escolhida pela Vila Rica. Para informações sobre o formato e outros detalhes, acesse o perfil no Instagram (@editoravilarica) ou clique neste link https://linktr.ee/edicoesvilarica

Corais
Fazendo jus ao apelido, a Cidade Canção terá neste mês a 24ª edição do Festival Internacional de Corais de Maringá (FIC). Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), o evento será de 29 de setembro a 1º de outubro, sempre a partir das 19h30. Realizado há mais de duas décadas, o Festival será na UniCesumar, no auditório Dona Etelvina.

Corais 2
Ao todo, 12 corais se apresentarão no Festival, incluindo corais infantis, infanto-juvenis, de adultos e de idosos. São dez corais de Maringá, um de Cianorte e um de Colorado, além de outras atrações. O evento é aberto ao público. Para assistir aos espetáculos, é necessário se inscrever no site (CLIQUE AQUI), a partir desta terça-feira, 20 de setembro. A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que deve ser entregue na entrada das apresentações. Os alimentos arrecadados serão destinados às instituições da Associação Norte Paranaense de Reabilitação (Anpr) e Entidade Ecumênica Amor ao Próximo.

Crédito da Foto: Divulgação

Corais 3
A 24ª edição do Festival Internacional de Corais de Maringá (FIC) tem a direção geral de Mariana Hammerer, coordenação de programação artística de Andréia Anhezini e Marion Almeida, coordenação de produção de Marcia Couto e Waldemar Moura, e assistência de produção de Nicolás Gonzalez Martinez, Jean Michael, Geandré Ramiro e Gina Rossi.

Aspas
“A gestão municipal investe e apoia eventos culturais, como o Festival Internacional de Corais de Maringá. É importante ver toda a movimentação deste segmento que, sem dúvidas, é bastante consolidado na cidade. Serão três dias de muita música, beleza e arte e quem ganha é o cidadão maringaense”, reforça o secretário de Cultura, Victor Simião, via site da Prefeitura.

Pesquisa
Olha a dica. Em Maringá, a Gerência de Patrimônio Histórico possui atendimento à população para pesquisas em documentos históricos. “Diariamente recebemos pesquisadores de diversas áreas que realizam pesquisas históricas em jornais, revistas, livros e documentos de nosso acervo do arquivo sobre a cidade de Maringá. A equipe auxilia no direcionamento e seleção dos materiais a serem consultados, e a pesquisa é realizada pelo próprio pesquisador, com horário agendado!”, diz a Secretaria de Cultura, por meio de suas redes sociais.

Pesquisa 2
Para conhecer o acervo e pesquisar, basta agendar com a Secretaria, pelos telefones (44) 3221-6122 e 3221-6128. Ela fica no Teatro Calil Haddad (av. Luiz Teixeira Mendes, 2.500, Zona 05).

Sair da versão mobile