Troféu HQMIX prorroga data de inscrição da 35ª edição

Prazo para inscrição na edição especial de 35 anos do HQMIX se estende agora até o dia 27 de março de 2023. Esse prêmio é considerado o “Oscar dos quadrinhos brasileiros”

HQMIX inscricoes

Crédito: Reprodução

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O tradicional Troféu HQMIX, o mais importante em solo brasileiro, prorrogou as inscrições para sua 35ª edição. Agora, o prazo para cadastrar obras e autores, que terminaria nesta sexta-feira, 10 de março, passou para o dia 27 do mesmo mês.

Segundo a organização, a prorrogação ocorreu devido ao grande volume de inscritos que estão chegando para esta edição especial dos 35 anos do evento. “Isso demonstra que o mercado de quadrinhos no Brasil está em franca evolução, com muitos lançamentos e autores que conquistam um público cada vez maior”, diz o comunicado.

Para os interessados em participar, recomenda-se a leitura de todo o regulamento com atenção. E que os autores e editoras combinem entre si para que não haja duplicidade de inscrição de uma mesma publicação (cada publicação poderá concorrer em diversas categorias numa única inscrição em cada uma delas).

Ao entrar no link https://hqmix.com.br/ e abrir o regulamento, o visitante poderá ver todas as categorias devidamente esclarecidas para melhor entendimento de como a sua obra poderá ser encaixada. O valor para a inscrição em cada categoria é de R$ 20.

Entenda
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (Imag).

Rouanet
O decreto que regulamentará as mudanças na Lei Rouanet deve ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o fim deste mês, informou, o secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura, Henilton Menezes. O secretário participou, ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de um evento na B3, a bolsa de valores paulista, no centro da capital.

Rouanet 2
Em entrevista, a ministra disse que um dos focos da mudança na política de fomento cultural é levar recursos para regiões do país nem sempre atendidas pelas políticas públicas atuais. “A Lei Rouanet está vindo com um decreto novo para descentralizar mais, sensibilizar as empresas, para que esses investimentos cheguem a todo o Brasil”, afirmou Margareth Menezes.

Rouanet 3
Assim, como em todos os projetos aprovados pela Lei Rouanet, os valores destinados pelos financiadores do empreendimento poderão ser abatidos do Imposto de Renda. A ministra da Cultura informou também que, ainda neste mês, deve começar o repasse de recursos das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que têm como objetivo amenizar os impactos da pandemia de covid-19 no setor cultural. “Agora, nós conseguimos remontar o ministério e vamos começar a executar as leis”, ressaltou Margareth, ao lembrar que o Ministério da Cultura tinha sido extinto no governo anterior e, por isso, precisou de um esforço para ser recomposto.

Livro
A editora curitibana Estrada de Papel lança “Que Dia é Hoje?” (2023). O material escrito por Saulo Adami interessa principalmente aos fãs das séries de TV “Terra de Gigantes” (1968-1970) e “O Elo Perdido” (1974-1976). Tal livro inclui entrevistas exclusivas com suas estrelas mirins Stefan Arngrim, o Barry Lockridge de “Terra de Gigantes”, e Kathy Coleman, a Holly Marshall de “O Elo Perdidos”, que respondem perguntas do autor, enquanto relembra suas aventuras no futuro e no passado.

Crédito: Arquivo Pessoal/Saulo Adami

Livro 2
O material ainda apresenta artigo do professor e escritor Luiz Vadico sobre viagens no tempo, e dois contos escritos por Saulo Adami, inspirados em ambas as séries de TV. Capa de Jay Rogers, projeto gráfico de Nice Cipriani, apresentação de Jeanine W. Adami. Para adquirir “Que Dia é Hoje?”, entre em contato pelo Facebook de Saulo Adami (@sauloadami). O exemplar custa R$ 60 (inclusas despesas postais + código de rastreio).

UEM
Em comemoração aos 20 anos do curso de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM), as apresentações musicais que compõe a série “Concertos ao Meio-Dia” voltarão a partir do dia 15 (quarta-feira). Com entrada gratuita, a primeira apresentação será um recital pelo violonista Kenny Assis Nascimento. As apresentações serão quinzenais e ocorrerão durante o ano todo às 12h30, na sala Joubert de Carvalho, no Centro de Ação Cultural (CAC) de Maringá.

Crédito: Assessoria/UEM

UEM 2
A série consiste em apresentações musicais ao vivo de professores e alunos do curso técnico em Instrumento Musical (Educação Profissional) e dos cursos de bacharelado e licenciatura em Instrumento, Regência, Composição e Educação Musical. Os “Concertos ao Meio-Dia” tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) e Diretoria de Cultura (DCU/UEM), Rádio UEM, da Secretaria Municipal de Cultura e do CAC.

Jovem Pan
A Jovem Pan estreia na próxima segunda-feira, 13 de março, às 21h30, a nova temporada do programa de entrevistas “Direto ao Ponto”, com apresentação do jornalista Adalberto Piotto. O programa será sempre às segundas-feiras e contará com uma bancada de jornalistas convidados. A nova temporada do “Direto ao Ponto” oferecerá uma análise crítica sobre os temas em discussão para quem busca entender melhor os acontecimentos do Brasil e do Mundo.

Jovem Pan 2
Outra novidade na grade de programação é o programa “Tá Na Roda”, com apresentação de Thiago Asmar. A estreia está marcada para o próximo dia 12/03, e o programa será exibido aos domingos, das 14h às 18h, em um formato de revista eletrônica de entretenimento e variedades. O jornalista Thiago Asmar e uma bancada rotativa de 4 convidados irão debater assuntos apresentados propostos por eles e mediados pelo apresentador. O objetivo é produzir um programa leve para as tardes de domingo.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile