O primeiro romance do escritor carioca Geovani Martins será lançado pela Companhia das Letras em 23 de setembro. O livro leva o nome de “Via Ápia” (344 páginas) e tem como evento central cinco jovens que têm a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).
A trama é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer. Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas – suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.
“Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas – suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos”, diz o material de divulgação.
O livro está em pré-venda (R$ 64,90, impresso; R$ 39,90, e-book) no site da editora.
Autor
Geovani Martins estreou na literatura com a coletânea de contos “O sol na cabeça” e alçou de imediato a condição de ponta de lança da ficção brasileira, com forte repercussão internacional, sendo publicado por grandes editoras em mais de dez países. O autor deve participar da 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), entre 23 e 27 de novembro.
Semana
A edição 2022 da Semana Literária Sesc PR inicia nesta segunda-feira, 12 de setembro, com programação simultânea e gratuita em 26 cidades. Em Maringá, às 14h de hoje, tem contação de histórias: “Histórias Pequeninas”, com Cia Pedras; e, às 19h30, bate-papo com o escritor Pedro Lucas Moro. A programação completa pode ser conferida no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria
Pesquisa
Por meio da Secretaria de Cultura, a Prefeitura de Maringá iniciou mais uma fase da pesquisa Diagnóstico de Cultura. Segundo informações oficiais, o objetivo é ouvir as demandas do setor cultural. Nesta etapa, a gestão municipal vai ouvir as demandas de empresas e microempreendedores individuais (MEIs) do setor cultural. A pesquisa, que conta com a colaboração da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é online.

Pesquisa 2
“A pesquisa, que começou em junho deste ano e deve durar 12 meses, tem cerca de 50 pessoas envolvidas. Entre os objetivos do projeto estão: estabelecer um referencial da cultura em Maringá e entender o cenário para que as políticas públicas sejam mais assertivas”, diz o site da Prefeitura.
Pesquisa 3
Estruturado em três eixos, o Diagnóstico de Cultura inclui pesquisa com agentes individuais e coletivos; investigação quantitativa com a população para conhecer as demandas, preferências e fragilidades do setor cultural; e a construção de um mapa interativo da cultura, chamado de “georreferenciamento”.
Série
Baseada no livro “Rota 66”, do jornalista Caco Barcellos, a série ficcional “Rota 66 – A polícia que mata” estreia no próximo dia 22 de setembro no Globoplay, serviço de streaming. O enredo gira em torno da atuação das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a famosa Rota, grupo de elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A produção é da Boutique Filmes.
Série 2
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, “Rota 66 – A polícia que mata” é uma criação de Maria Camargo e Teodoro Poppovic a partir do livro de Barcellos. A série soma oito episódios, com redação final de Maria Camargo, roteiro de Teodoro Poppovic, Déo Cardoso, Mariah Schwartz, Philippe Barcinski, Felipe Sant’Angelo e Guilherme Freitas, direção artística de Philippe Barcinski e direção de Philippe Barcinski e Diego Martins.
Jornal
O jornal literário RelevO apresenta a edição de setembro, com capa de Daniel Pizani. O mês também marca os 12 anos desse periódico que é feito de maneira independente em Curitiba (PR), sob comando do editor Daniel Zanella. Ao longo desse tempo, foram publicadas 160 edições, chegando à marca de 5 mil assinantes. “Tanta coisa mudou, na mesma batida em que seguimos aquele Jornal que se diverte com trocadilhos e erra os números da edição. A vida tem sido muito generosa conosco”, diz Zanella, nas redes sociais. Mais informações: https://jornalrelevo.com/

Clipe
A Gangrena Gasosa está no ar com um novo clipe: “Rei do Cemitério”. Com letra de Davi Sterminiun & Angelo Arede, a faixa foi gravada em agosto de 2022 no Tellus Studio, com produção, mixagem e masterização de Caio Mendonça & Gangrena Gasosa. Por sua vez, o vídeo é dirigido por Fabiano Soares e foi gravado em 17 de agosto de 2022, na Calunga Pequena, sob produção da Boneco de Pano Produções e Gangrena Gasosa.
Banda
Surgida em 1990, a Gangrena Gasosa é uma banda carioca conhecida por incorporar elementos de umbanda e religiões afro-brasileiras em seu visual e músicas, numa sonoridade pesada batizada de “Saravá metal”. Formação atual: Angelo Arede (Zé Pelintra – vocal), Davi Sterminiun (Omulu – vocal), Minoru Murakami (Exu Caveira – guitarra), Diego Padilha (Exu Tranca Rua – baixo), Ge Vasconcelos (Pombagira Maria Navalha – percussão) e Alex Porto (Exu Tiriri – bateria).