Dois pecuaristas, pioneiros na criação da raça, no Estado, uniram-se para realizar o Primeiro Leilão Sindi do Paraná. O evento integra a programação oficial da Expoingá 2022 e será realizado nesta quarta-feira, às 20 horas, no Recinto Ermelindo Bolfer, localizado no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
Dos plantéis de Sindi Colorado 4F, do criador Paulo Ferro Filho; e Sindi Ouro Verde, de Leonel de Freitas, foram apartados 30 lotes. Os reprodutores e fêmeas com registros nas categorias PO, PC e PA seguem com todas as garantias sanitárias e reprodutivas. Também, haverá a venda de embriões.
De acordo com os organizadores, o remate é uma grande oportunidade para os pecuaristas do Estado adquirirem animais Sindi. Atualmente, por causa da definição de área livre de aftosa sem vacinação, há limitações para os investimentos, pois a partir de outros estados só entra material genético congelado.
“A pecuária paranaense demanda reprodutores e matrizes de qualidade para reprodução e produção de bezerros”, destaca Silvestre Marinho do Carmo, da Connect Leilões.
Na modalidade presencial, os animais vão desfilar na pista do Recinto de Leilões Ermelindo Bolfer. Na virtual, a transmissão será feita pelo aplicativo Connectplay e pelo canal do Youtube da Connect Leilões.
Docilidade e rendimento de carcaça
Originária do Paquistão, a Sindi se destaca pela dupla aptidão. Entre os zebuínos, é considerada a que produz mais leite. Os bezerros nascem menores, se comparado a outras raças, o que facilita o parto, mas registram um ganho de peso e crescimento acelerado.
É um gado é rústico e consegue se adaptar facilmente em condições negativas onde há falta de comida e água, pois tem capacidade de manutenção maior, além de ser resistente a parasitas.
No cruzamento industrial, o rendimento de carcaça chega a 59%, comprovado em abate técnico. O pecuarista Paulo Ferro Filho explica que o Sindi é semelhante ao Nelore, com o diferencial de ser um animal mais dócil, que facilita o manejo.
Serviço:
1º Leilão Sindi do Paraná
Data: Quarta-feira (11)
Local: Recinto Ermelindo Bolfer
Horário: 20 horas
Modalidade: Presencial e Virtual
Informações: (43) 3372-1111 e (43) 9 9958-0241