NOTAS

flow

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com tantas possibilidades de distrações apresentadas atualmente, concentrar-se se tornou uma tarefa difícil. Além do cansaço natural que todas as responsabilidades diárias que precisam ser efetuadas trazem, boa parte da energia mental que poderia ser usada para tornar os dias mais tranquilos é consumida pelas chamadas dos dispositivos eletrônicos que, na maioria das vezes, contribuem para nos “lembrar” de coisas sem importância. Basta o primeiro toque e, uma hora se passou, o arroz queimou, o dia terminou. Por que é tão fácil ficar horas com o celular na palma da mão descendo e subindo a tela como se não estivéssemos presentes ali. Os adolescentes entram no fluxo das redes por horas. Por vezes não ouvem ao serem chamados, não percebem quem entrou ou saiu, o que foi dito por quem. Parecem estar em completo “estado de Flow.”

O conceito de Flow foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro, Mihaly Csikszemtmihalyi e pode ser entendido como um estado no qual a pessoa esta tão envolvida naquilo que está fazendo que pode esquecer do tempo, da fome,do cansaço  físico e mental, do ambiente e até dos ruídos. É um estado de consciência maior onde as pessoas estão tão concentradas que tudo que esta a sua volta parece desaparecer. Também pode ser entendido como um estado de fluxo que permite estar concentrado em nós mesmos ou nas pessoas que estamos nos comunicando. A partir desse estado de atenção completamente focada, tudo flui e se desenvolve de forma natural.

Segundo Csikszemtmihalyi o estado de Flow apresenta 9 características:  distorção do tempo; alto grau de concentração e foco;redução da autoconsciência;equilíbrio entre o nível de habilidade e os  desafios; feedback imediato(união entre ação e pensamento); eliminação do medo do fracasso;sensação de controle e prazer diante da atividade; a atividade é objetivo,independente do resultado; faz-se o que se quer com segurança. Algumas condições como: saber o que e como fazer; saber como está e onde está indo; ter grandes desafios e habilidades percebidas; estar livre de distrações; aumentam as chances de entrar no estado de fluxo.

O psicólogo Helder Kamei, define Flow como um estado mental onde o corpo e a mente fluem em perfeita harmonia.”É um estado de excelência  caracterizado, por alta motivação,alta concentração, alta energia e alto desempenho. As experiências de Flow são lembradas como os momentos mais felizes da vida da pessoa, os momentos onde ela se sentiu no seu melhor. É  um estado organizado de consciência onde mente e corpo fluem perfeita harmonia , sem conflitos entre pensamentos sentimentos e ações. Ficamos no aqui e no agora.”

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile