Este ano, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) trouxe uma ansiedade generalizada que tomou conta do mundo. Centenas de milhares de vidas deixaram essa existência, ceifadas por um oponente insignificante em tamanho e gigantesco no seu poder de espalhar medo, tristeza, insegurança, dor e prejuízos de todas as ordens.
Os debates e notícias sobre a origem do vírus foram muitos e as expectativas de conter o inimigo invisível que fez a Terra parar, parece longe de serem correspondidas. Esse cenário influenciou a consciência coletiva, os dias e noites de quarentena se tornaram intermináveis, e esse cenário mostrou que a energia emanada através dos pensamentos e sentimentos de cada habitante do planeta, interfere no todo. De repente, o planeta azul ficou cinza.
Com tudo isso, as palavras distanciamento, cuidado, solidariedade, proteção e “eu cuido de você e você cuida de mim” se tornaram um mantra mundial. Hábitos mudaram, paradigmas foram quebrados e uma nova ordem estabelecida. Com o passar dos meses, menos rigor nas restrições, uma certa liberdade trouxe um pouco de ânimo, alegria e, apesar de tudo, esperança. E mais uma vez foi possível observar que o pensamento coletivo gera uma energia poderosa, capaz de moldar o clima emocional do planeta.
Tarefa difícil pensar positivo diante de um quadro tão caótico, ainda mais se pesquisarmos mais a fundo como os pensamentos funcionam na criação da nossa realidade a cada segundo. Pode parecer cruel, mas independentemente do que nos aconteça, a vida só tem um sentido: para a frente. Cada momento é uma oportunidade de fazer escolhas, e acreditar é uma delas. Ontem já passou, o amanhã ainda não chegou, 2020 já ficou velho e tudo que se tem é o aqui, hoje e agora.
Esquecer o que vivemos esse ano ou aqueles que perdemos é impossível. Como um gesto de fé, talvez possamos entrar em 2021 com a proposta de elevar a nossa energia e a do planeta com novas posturas comportamentais com o não julgamento, com vibrações de esperança, amor, respeito, solidariedade e principalmente gratidão pelo aprendizado que veio em forma de dor, mas que precisa ser aproveitado para ressignificar o nosso velho sistema de crenças limitadoras que nos impede de enxergar pensar além.
Notas
Cérebro não sabe distinguir o real do imaginário. Pensar no que se quer como se tivesse sido realizado ajuda a acelerar o processo de atração. Nossos pensamentos dão origem ao que acontece em nossa vida, o que nos possibilita criar a realidade que queremos de fato viver
De acordo com o médico indiano e escritor Best seller Deepak Chopra (foto) que, em parceria com o professor e neurologista Rudolph Tanzi, escreveu o livro “Super Cérebro” (Editora Alaúde 2013), “os pensamentos e as emoções são capazes de modificar o cérebro”, influenciando e alterando os caminhos neurológicos já existentes. A forma como encaramos as adversidades da vida e como reagimos a elas é capaz de criar novos parâmetros de atitude, que levam mais autoconhecimento e a uma vida mais plena.”
Comece a se observar. Quando você está desanimado, o seu corpo tende a acompanhar esse estímulo e te leva a não ter vontade de fazer nada. Quando está feliz com algo que aconteceu ou consigo mesmo, sente energia e motivação para realizar diversas atividades. Isso acontece porque o seu cérebro envia mensagens para o seu corpo de acordo com o que você, inconscientemente, determina.
⠀
Te convido a vigiar os seus pensamentos. Eles são congruentes com aquilo que você realmente deseja para sua vida? Estão alinhados com o seu propósito, com os seus desejos ou te afastam cada vez mais dos seus objetivos? (JR Marques)