Os astrônomos da cidade de Brazópolis, ao Sul de Minas Gerais, foram surpreendidos no início da semana com as imagens captadas pelas câmeras do Observatório Pico dos Dias, no momento em que um meteoro entrou na atmosfera e ao se desfazer gerou uma luz brilhante. O fato ocorreu às 23h37 da noite de segunda-feira.
O coordenador do observatório, Saulo Gargaglioni disse que é comum a entrada dos meteoros na atmosfera, porém, o registro com nitidez do momento que acontece é muito difícil. Explicou também que as câmeras do observatório captam imagens a cada trinta segundo de fragmentos já na atmosfera, mas, o surpreendente desta vez, foi a exatidão fotografada quando ocorreu o rompimento do meteoro e a formação da luminosidade.
Parceria.
Para Gargaglioni, infelizmente a poluição luminosa artificial produzida pelo homem impede que as entradas dos meteoros na atmosfera sejam vistas durante o dia explica ainda, que a preciosidade das imagens realizadas na noite de segunda-feira, poderá ocorrer com mais frequência quando novas câmeras forem instaladas e a partir delas o monitoramento deste fenômeno será com mais precisão e, as informações coletadas ajudarão em muito nos cálculos matemáticos destes objetos.
Ele esclarece também que, a câmera que fez a imagem é do modelo Allsky com lente “olho de peixe” que consegue captar todo o céu para cima juntamente com outras auxiliares da rede Exoss que, em parceria com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) tem desenvolvido um excelente trabalho. Gargaglioni acrescenta que o meteoro brilhante é também chamado de “Bólido” e os fragmentos dele no solo de “Meteorito”.