China reage a visita da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA a Taiwan com lançamento de mísseis.

Otan afirma que a China exagerou na sua reação

presidente camara dos EUA

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A tensão geopolítica causada pela visita da presidenta da Câmara dos Deputados dos EUA a Taiwan, anteontem, e a outros países do continente asiático, parece que já faz parte do passado. Sobretudo, pelas boas reações das bolsas de valores que fecharam o pregão hoje em alta. No Japão, o Nikkei subiu de 0,87% em Tóquio a 28.175,87 pontos o Hang Seng, alta de 0,14 % em  Hong Kong a 20.201,94 pontos e na China, o Xangai composto teve alta de 1,19% e o Shenzhen composto também em 1,145

 

OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico  Norte ( Otan) em pronunciamento ontem disse que é exagerada a manifestação da China contra a visita da presidenta  Nacy Pelosi a ilha de Taiwan. Segundo o secretário da entidade, Jeans Stoltenberg, não há motivos para  a postura chinesa, pois segundo ele, tratou-se de uma visita de cordialidade. Ressaltou também, que durante o transcorrer deste ano, por algumas vezes integrantes da Otan realizaram visitas a Taiwan inclusive com a presença de altos funcionários dos Estados Unidos sem que tivesse ocorrido tal reação por parte do governo chinês.

 

Mísseis

Já o governo da China, entende que a presença dela foi extremamente provocativa pois há anos  Taiwan busca sua emancipação política. As autoridades taiwanesas afirmaram  que  foram surpreendidas com os disparos de vários mísseis  chineses na região. A Otan afirma que  os exercícios  militar  realizado ontem  no estreito de Taiwan foi um dos maiores de todos  os tempo pela China. Na mídia chinesa, o governo de Pequim diz que os exercícios começaram na quarta-feira com previsão para terminar no domingo e são apenas como simples treinamento de um possível bloqueio aéreo e marítimo.

 

O ministério de defesa de Taiwan disse que no total foram  disparados 11 mísseis, mais de 20 caças  e helicópteros sobrevoando a ilha. Por isso, chegou a fechar o seu espaço aéreo. O governo de Taiwan chamou o ato de “Irracional”.

 

 

 

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile