Enquanto a Europa sofre com o intenso calor e queimadas, a parte leste dos Estados Unidos sofre com intensa chuva e inundações. Hoje o Governador do Estado de Kentucky anunciou a morte de oito pessoas e vários desabrigados. Afirmou também que o fenômeno natural é um dos piores já enfrentado e lamentou que a previsão é de que a chuva continue pelos próximos três dias. A população do Kentucky segundo o último censo de 2020 era de cerca de 4,5 milhões.
O governador Andy Beshear disse que a Guarda Nacional, Departamento de Pesca e Vida Selvagem, Polícia Estadual e as agências de gerenciamento estão empenhados em dar respostas a crise. Explicou que segundo o serviço nacional de meteorologia as previsões não são boas, já que há registro de chuvas intensas para às próximas 72 h, o que deve pior muito a situação da população.
Desaparecidos
De acordo com informações dos funcionários do departamento de gerenciamento do clima, de quarta-feira até amanhã de hoje foram mais de 220 milímetros de chuva, número estimado para o mês. E que o risco de inundações pode se estender até segunda-feira dia 1 de agosto. Há também registros de várias rodovias e pontes danificadas além de inúmeras plantações destruídas. Andy Beshear afirmou que a Guarda Nacional está mobilizada com helicópteros para resgatar os ilhados e também levar suprimentos a milhares de pessoas que tiveram suas casas totalmente alagadas e perderam praticamente tudo, além dos problemas de falta de energia e abastecimento de água em algumas cidades.
Não há informações do total de desaparecidos, mas as autoridades temem que o número possa ser elevado. “Infelizmente, muitos dos desaparecidos, podemos perdê-los”, finalizou o governador.