No município de Jaguaré, norte do Estado do Espirito Santo, a partir deste mês começou a operar a primeira fábrica africana de aeronaves em território brasileiro. A empresa Sling Aicraft de Johannesburg investiu cerca de 10 milhões de reais e vai gerar direta e indiretamente cerca de 60 vagas de empregos.
Iso 9001
A fábrica em funcionamento desde o início desta semana, está instalada numa área de 112 mil metros quadrados, com um aeródromo, pista para pouso e decolagem, espaço para teste e montagem., O diretor executivo da Sling Aircrapt, Braz Nali, disse que é um investimento muito importante para o estado do Espirito Santo, sobretudo, porque vai gerar empregos e também dá maior visibilidade para a região.
Acrescentou ainda que a princípio está estabelecida uma produção de 10 aeronaves até o final deste ano, mas até 2025 o objetivo é aumentar para 20 por ano. Ele garantiu que a carenagem terá parte de alumínio, fibra de carbono ou de vidro, mas todas com padrão Iso 9001. Afirmou também que a empresa prisma pela qualidade e segurança, tenha visto, que está presente em outros 12 países e já comercializou aproximadamente 540 aeronaves. A aeronave Sling tem capacidade para transportar duas pessoas, o piloto e um passageiro. Tem 6,98 metros de comprimento e 9,17 de envergadura e motor de 100 hp e velocidade de 220 km/h. Já o Sling 4 transporta quatro pessoas com o piloto, tem motor 115hp, velocidade de 240 km/h. O projeto ainda necessita do aval da Anac.
Poder Executivo.
Braz Nali, declara que o apoio dos poderes legislativo e executivo da cidade em viabilizar a implantação do projeto foi extremamente importante, pois evitou que o empreendimento ficasse emperrado. “Eles abraçaram a causa e tenho certeza de que daqui alguns anos, entenderão a importância do apoio” finalizou. O prefeito Marcos Antônio Guerra, afirmou que a chegada da Sling é extrema importância e mudará um pouco a visão de que o município só possui potencial agrícola na produção de café e pimenta do reino. “Temos riquezas naturais, vamos investir também no turismo. O mais importante é que temos um povo que sustenta tudo isso com esforço e dedicação.” concluiu