Grupo Atem compra refinaria

Venda teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade) ria da Petrobrás no Amazonas

Créditos: Divulgação

A venda   da   refinaria   da Petrobrás Isaac Sabba no Amazonas para o grupo Atem foi concretizada no final do mês de agosto com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que impôs algumas restrições de caráter administrativo. A negociação realizada há um ano pelo valor de US$ 189,5 milhões aguardava o aval do Cade que concordou com a transação, porém, estabeleceu ao comprador, que não haja restrições de acesso das distribuidoras ao Terminal de Uso privado.

A   comercialização   da refinaria sofreu oposições de algumas distribuidoras, entre elas a Raden e a   Ipiranga   que   alegaram a verticalização dos negócios visto que a Atem já possui distribuidoras de combustíveis no Estado. A   venda   da Isaac Sabba é a segunda das 13 refinarias que a Petrobrás   tinha. De acordo com a direção o procedimento para vender faz parte da política de antimonopólio estabelecido pelo Cade que, visa permitir uma saudável concorrência do setor, já que a petrolífera brasileira se mantém líder no refinamento de petróleo. Ano passado a estatal   já   havia   também    vendido   a refinaria Landulpho   Alves   para   um grupo árabe por um US$ 1,6   bilhão   em uma   disputa   considerada    pelos   analistas    de   mercado   como sendo   competitiva.  A   Atem afirmou   que   a aquisição trará benefício para a população, pois melhorara a distribuição do ponto de vista logístico e otimizará o mercado deste segmento. A Petrobrás irá continuar   operando   a refinaria por um curto período até que a   Atem consiga se   adequar a   toda   as necessidades    operacionais.

Minha Página AMP

A Atem foi   fundada   há   22 anos   por uma   família   sírios-libanes que residia a 124 quilômetros de Manaus. O   início   no comércio   aconteceu   com a plantação de mandiocas, e o processamento de farinha comercializadas na capital amazonense até se tornar um dos grandes grupos do setor petrolífero do Brasil.

Sair da versão mobile