O médico oncologista e pesquisador inglês Christhian Ottensmeirer desenvolveu uma vacina que poderá revolucionar o tratamento contra o câncer de cabeça e pescoço. Em seu estudo realizado no Clatterbridge Câncer Center da Inglaterra, conseguiu encontrar um tratamento complementar que evita o desenvolvimento do câncer na boca, cavidade nasal, garganta e glândula Tireoide.
DNA
Christhian disse que o resultado de anos de pesquisas surtiu efeito em oito pacientes que se submeteram ao tratamento e isso o motiva a prosseguir com novos estudos. De acordo com ele, o medicamento desenvolvido e batizado como “vacina personalizada” trará muitos benefícios para os pacientes acometidos por esta enfermidade.
Explicou ainda que a vacina é produzida a partir do DNA do tumor do enfermo. Um vírus modificado e enfraquecido é então injetado no corpo da pessoa com câncer. O sistema imunológico do paciente atua e destrói as células cancerígenas ainda no estádio inicial, impedindo que se desenvolva. Ainda de acordo com ele, as mutações do DNA das células tumorais variam de pacientes para pacientes. Acrescentou que dos que foram imunizados pela vacina, o câncer ficou estacionado, porém em outros dois que não receberam o medicamento, as células permaneceram ativas.
A vacina TG4050 (Personalizada) é desenvolvida pela empresa francesa Transgene Tecnologia, semelhante a usada na produção do imunizante contra o Covid-19 da Astrazeneca.
Outros
De acordo com ele, o Clatterbridge Câncer Center foi o primeiro hospital inglês a oferecer um pequeno ensaio clínico a pessoas com câncer de ovários na França e nos Estados Unidos, e o tratamento tem mostrado resultados promissores.