Presidente da Câmara de Badiraguato no México, apresenta projeto para a construção de museu do narcotráfico.

Presidente da Câmara de Badiraguato, México, apresenta projeto para a construção de museu do narcotráfico.

Foto: Divulgação

Um projeto mais que inusitado está chamando a atenção da população do Estado de Sinaloa, no   México. O presidente da câmara municipal, de Badiraguato, a noroeste do pais, sinaliza com a possibilidade de criar um museu do narcotráfico, em homenagem ao traficante Joaquin El Chapo Guzman , de 65 anos, nascido na cidade e condenado à prisão perpétua em 2019, em Nova York ,Estados Unidos, nascido

 

Prisão Perpétua

O presidente da Câmara, José Lopes, segundo o jornal “Reforma” já tem disponível cerca de um milhão de dólares para a construção do prédio. De acordo ainda com o jornal, o poder executivo municipal acredita que isso poderá gerar dividendos para a econômica local e estadual. Já a população indignada com a proposta, alega que o museu contribuirá para que a cidade se torne estigmatizada.  José Lopes por sua vez, defende o projeto alegando também que não há como negar a história do Estado, marcado pelo intenso tráfico de cocaína entre outros.  El chapo está na penitenciária Supermax, do estado do Colorado considerada de segurança máxima dos EUA.

O governador Rubén Rocha Maya assim como os senadores César Cravioto e Margarita Valdez, desaprovam qualquer movimentação para a construção do museu que venha exaltar o narcotráfico e seus mentores.

 

Fonte: Jornal  mexicano Reforma

Sair da versão mobile