Já iniciaram os preparativos para o sepultamento do ex- premiê Shinzo Abe, de 67 anos. O funeral está sendo realizado num templo budista em Tóquio e será permitida a entrada apenas dos familiares e amigos. Todo procedimento deve durar três dias. O assassino, um ex-militar da marinha japonesa, de 41 anos, usou uma arma de fabricação caseira e disse que atirou contra Abe porque estava insatisfeito como a conduta politica dele . O assassinato do ex-premiê dois dias antes das eleições para o parlamento, favoreceu o Partido Liberal Democrático da qual ele era integrante e das 125 cadeiras em disputa, conquistou 63 número bem acima das 55 que mantinha nesse contingente.
Remember
Ele foi assassinado a tiros dia 8 por voltas 11h30 às 23h30 horário de Brasília e sua morte divulgada pelo governo japonês às 5h03 do dia 9. Abe foi atingido por dois disparos quando discursava na cidade de Nara sudoeste do país em campanha as eleições que ocorreriam dois depois. A polícia informou que um suspeito aparentando 40 anos foi detido. Ainda segundo as autoridades, a morte do ex-premiê integrante do Partido Liberal Democrático foi uma agressão a democracia.
Jovem
Abe foi levado de helicóptero para o setor de emergência do hospital da cidade de Nara, porém, segundo os bombeiros, já não tinha mais os sinais vitais. Devido a perda de sangue, os médicos realizaram uma transfusão, mas infelizmente os ferimentos foram extremamente profundos e ele não resistiu. Shinzo Abe foi atingido por dois tiros na região do lado esquerdo do tórax. Ele foi o mais jovem a ocupar um cargo político no país depois da Segunda Guerra Mundial. Por duas vezes esteve no governo e a sua última permanência ocorreu em 2021. O secretário-chefe do governo, Hirokazu Matsuno, disse que ainda não há informações oficiais da motivação do atentado, mas as investigações estão aceleradas.
O crime chocou o mundo político, o presidente Bolsonaro lamentou a morte do Abe e decretou luto por três dias.