No último domingo, dia 16 de outubro, o Grêmio de Esportes Maringá realizou junto a Diretoria, Comissão Técnica, Atletas, Patrocinadores e a torcida, homenagem em comemoração ao 15 de outubro, Dia dos Professores.
O evento aconteceu durante o intervalo da partida válida pelo Campeonato Paranaense da Terceira Divisão de Futebol, contra o Nacional de Rolândia no Estádio Willie Davids.
A diretoria do Grêmio de Esportes Maringá entende que o futebol pode ser uma importante ferramenta na construção de ações, valores e sentimentos nobres que a sociedade precisa, entre eles a sensibilidade social, gratidão, atitudes impactantes na busca de melhorar a vida das pessoas.
Representando todos os professores do mundo, foram recebidas e homenageadas a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel Cristina Domingues Soares Lopes e a Secretária de Educação de Maringá, Tânia Regina Corredato Periotto que foram chamadas defronte a torcida para receberem os Girassóis, flor escolhida propositadamente pelo fato da planta estar sempre na direção do Sol na busca pela luz que simboliza ao Grêmio Maringá, a busca permanente pelo conhecimento.
As autoridades da educação de Maringá e do Paraná foram cumprimentadas por representantes da Família Grêmio Maringá e ainda receberam também a linda homenagem dos torcedores que cantaram Parabéns aos Professores.
Perguntada sobre a ação do GEM para os professores a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Isabel Cristina Domingues Soares Lopes, disse que foi a primeira vez ter recebido tal homenagem. “Participar do evento esportivo do porte do Grêmio Maringá foi inédito na minha vida. São dois pilares do desenvolvimento humano: educação e esporte. O Grêmio Maringá foi extremamente sensível ao homenagear os professores, já que naquele momento eu estava ali em nome dos educadores das nossas 94 escolas estaduais, 25 municípios e mais de 50.000 alunos que pertencem ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. Receber as flores, em especial o “Girassol” traduz o nosso maior desejo, encontrar o caminho para melhorar o futuro dos educandos e o reconhecimento dos docentes.”
Isabel, explicou também como foi enfrentar o período da pandemia e o que o momento nos ensinou. “Passamos por muitas dificuldades durante nossa jornada de trabalho até chegar à aposentadoria. Mas mesmo diante de tantas perdas, a pandemia fez com que pais, governantes e alunos entendessem a importância do professor. Agora, nos cabe continuar propagando que somos indispensáveis para a grande transformação do mundo. Acreditamos que podemos nos reinventar a cada nova proposta. Manter a qualidade de nossas aulas, lutar por estruturas cada vez melhores e ocupar a posição que merecemos.”
A chefe do Núcleo Regional, concluiu agradecendo ao Grêmio de Esportes Maringá e citando a grande importância que os professores tem para a sociedade. “Existem grandes dificuldades no trabalho docente, seja no reconhecimento social, seja na valorização e nos investimentos destinados a capacitação. Mas, professor é guerreiro, está sempre pensando e desenvolvendo novas estratégias para uma boa aula. Quero agradecer a oportunidade maravilhosa que me foi proporcionada por meio da Diretoria do Grêmio.”
Após o momento especial a Secretária de Educação de Maringá, Tânia Regina Corredato Periotto, contou o que sentiu no momento. “Realmente foi uma surpresa receber tal homenagem de um grupo de jovens atletas que reconhecem o valor do professor. Outro detalhe foi o envolvimento dos torcedores que também foram envolvidos na homenagem.”
Tânia comentou também sobre a importância do professor nos dias atuais. “Em qualquer profissão, é importante se manter atualizado. Como professor isso não é diferente e facilita a aproximação com os alunos e familiares. Ao apresentar metodologias diferenciadas e atrativas, o aprendizado se torna mais significativo e o desenvolvimento dos alunos é visível. Nesse contexto o professor continuará se configurando como muito importante na vida de cada um de nós.
O reconhecimento disso, assim como o momento proporcionado nesse evento esportivo quando recebemos flores, é prova do valor do professor.”
A Secretária salientou também, sobre as dificuldades e desafios cada vez mais presentes para os docentes com os avanços da tecnologia. “Cada profissão apresenta seus limitadores e facilitadores. Temos o avanço da tecnologia e a geração de jovens que movimentam informações com rapidez e facilidade. O professor por sua vez precisa manter-se atualizado e isso, demanda motivação e oportunidade. Realmente a exigência para atuar como professor solicita o domínio de diferentes tecnologias e atualizações. Proposição de atividades diferenciadas e atrativas de forma que alcance o aluno e desperte o desejo de aprender.”
O Técnico do Grêmio, Claudemir Sturion, comentou sobre o momento. “Para ser um bom jogador não é só jogar bem nos campos, tem que jogar bem na vida também, e pra isso precisamos de que os atletas tenham estudo, então precisamos dos professores”, enfatizou.
O Presidente do Grêmio Maringá, Tião Oliveira afirmou que se sentiu honrado em ver o seu time do coração manifestar sua gratidão aos profissionais que formam todos os outros profissionais e constroem o futuro das pessoas.
A médica do Grêmio Maringá, Amanda Lucena, destacou que foi emocionante homenagear aos professores presentes no estádio, e se lembrou daqueles que passaram por toda a sua vida e contribuíram sempre positivamente para sua formação. Enfatizou o desejo de que todos os docentes tenham o merecido reconhecimento, respeito e carinho pelo poder que tem de transformar toda uma sociedade através da educação.