História e Origem do Calendário

História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registrar a evolução, bem como de comemorar em datas fixas. Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios – povo da Mesopotâmia – em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.

Calendário Solar

O ciclo solar trazia mais dificuldades de observação, visto que as lunações são mais curtas, por isso o calendário com base solar foi mais difícil de ser estudado. Ele foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias divididos em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.

Calendário Chinês

O calendário chinês é lunissolar, ou seja, ele considera tanto o ciclo solar como o ciclo lunar. É formado por ciclos de 12 anos, que têm início em Fevereiro – mês, portanto, que marca a entrada do novo ano chinês. Ao contrário do calendário ocidental que atribui um signo a cada mês, os animais do horóscopo chinês não estão relacionados aos meses do ano, mas sim aos anos. Os animais são respetivamente os seguintes e se repetem a cada cinco anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.

Calendário Cristão ou Gregoriano

Esse é o calendário usado atualmente no Brasil e em grande parte do mundo. Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo. Esse calendário se tornou oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.

Calendário Maia

O Calendário Maia remonta a 550 a.C e é composto por dois calendários – o Haab, que é o calendário civil – e o Tzolkin, que é o calendário sagrado. Enquanto o Haab conta com 365 dias divididos entre 18 meses com 20 dias cada um, num total de 360 (5 dias não pertencem a mês algum), o Tzolkin conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13.

Calendário Islâmico

Esse é lunar e recebe também o nome de hegírico pelo fato de a fuga de Maomé para Medina ser denominada Hégira (Hégira é o primeiro ano da era muçulmana). É composto por 12 meses de 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Agora que você já sabe a origem do calendário, aprenda a dividir os séculos.

Referências Bibliográficas:

FOTO: HISTÓRIA DO CALENDÁRIO. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/historia-e-origem-do-calendario/ >. Acesso em: 03 ago. 2023.

HISTÓRIA DO CALENDÁRIO. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-calendario/>. Acesso em: 03 ago. 2023.

 

Muito obrigado pela leitura!

Contatos:

Whatsapp: (44) 99993-8828

E-mail: alexandrehistoria2015@bol.com.br

Instagram: alexandre.deoliveira.3958914

Alexandre de Oliveira, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.

Sair da versão mobile