Sincretismo significa a mescla entre doutrinas distintas que permanecem com os traços de sua doutrina original. Um grande exemplo de sincretismo é o momento em que os escravos chegaram ao Brasil, pois trouxeram consigo toda a carga cultural da África e as suas religiões, como o candomblé e a umbanda. Mas as suas crenças foram vetadas e eles foram obrigados a passar por um longo processo de catequização, pois naquela época apenas a religião cristã católica era permitida. (EU SEM FRONTEIRAS. Disponível em:< . Acessado: 18/08/2022).
Ogum – Orixá Africano São Jorge – Santo Católico
Fotos: <https://umbandanuss.com.br/a-umbanda/os-orixas/ogum>. Acessado: 18/08/2022.
De acordo com o livro História das Religiões (UEM – 2013), ao pensarmos nas religiões africanas é sempre importante lembrar que as crenças religiosas africanas são, ainda hoje, trabalhadas e repassadas no âmbito familiar, tendo a oralidade uma grande importância na manutenção desta tradição, podendo os censos, portanto, gerar uma sensação de que as manifestações tradicionais foram maciçamente suprimidas pelos grandes monoteísmos, como o Islã e o Catolicismo, religiões dominantes em quase todas as capitais nacionais africanas (ANDRADE; SERAFIM; COSTA & PALAMIN, 2013, p.75).
Pesquisando sobre as divindades africanas que no Brasil se hibridizaram com santos católicos temos a comparação de Ogum (Santo Africano) e São Jorge (Santo Católico). O Núcleo Umbandista São Sebastião – NUSS relata que, na região sul e sudeste do Brasil, Ogum é sincretizado a São Jorge, Santo cassado pela Igreja Católica Apostólica Romana. Acredita-se que São Jorge tenha pertencido ao exército romano e converteu-se ao cristianismo sendo por esse motivo torturado e teve a cabeça decepada a mando do imperador Diocleciano. Embora cassado São Jorge continuou sendo o patrono ou o santo protetor de muitas nações, como exemplo a Inglaterra, Portugal e a Rússia e de muitos exércitos como o Exército Brasileiro. Na Umbanda São Jorge continua sendo o santo que representa Ogum. Ele é o Orixá protetor contra as guerras e contra as demandas espirituais. Ogum é também o protetor dos militares, de todos os seguidores da Umbanda e também daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais. Sua cor é o vermelho encarnado, seu fetiche é a espada, ele é o guerreiro que trava batalhas espirituais contra as forças do mal e é respeitadíssimo dentro de nossos cultos, como também pelos seguidores do mal. É comum os exus castiços (de lei) chamarem Ogum de “meu Senhor das armas”, esse procedimento já demonstra o respeito que obtém de todos os nossos trabalhadores. (NÚCLEO UNBANDISTA SÃO SEBASTIÃO. Disponível em:< . Acessado: 18/08/2022).
Associado a batalhas e lutas, Ogum é um orixá sem medo, guerreiro e sempre pronto para qualquer coisa. As suas lendas enfatizam a sua capacidade de superação, de liderança, de vitória. Sendo uma grande inspiração de força para os seus fiéis, Ogum é considerado por muitos como um guerreiro ideal, que sempre está de prontidão para vencer os combates. Assim, fica mais fácil de entender por que ocorreu a associação de Ogum a São Jorge. Em sua imagem, o santo católico está em um cavalo, provido de armadura e lança, o que nos remete automaticamente ao combate. Tendo sido um dos soldados do exército romano, São Jorge conseguiu subir na hierarquia até tornar-se um dos oficiais. Por causa dessa associação, ambos são comemorados no dia 23 de abril. Nos tempos atuais, esse sincretismo não é muito bem aceito pelos que praticam o candomblé e a umbanda. Essa resistência ocorre porque com o passar dos tempos essas religiões se tornaram mais independentes e maduras, declarando e enfatizando a sua própria fé. Por isso, não são todos os que possuem essa crença que aceitam a ideia de que Ogum é o mesmo que o santo católico São Jorge. (EU SEM FRONTEIRAS. Disponível em:< . Acessado: 18/08/2022).
FOTO: Eu sem fronteiras. Disponível em:< https://www.eusemfronteiras.com.br/sao-jorge-e-ogum-entenda-o-sincretismo-religioso-entre-os-dois/ Acesso: 18/08/2022
Entretanto, podemos analisar tanto a figura africana (Ogum) como as figura católica (São Jorge) tem por elemento reunir a espiritualidade africana com a espiritualidade cristã católica. Dessa forma, fica claro a quebra de tabu entre essas duas correntes espirituais mostrando que os Orixás assim como os santos católicos em comparação, são figuras espirituais e uma ponte de proteção para os fiéis dessas duas esferas religiosas.
Referências Bibliográficas
ANDRADE, Solange Ramos de; SERAFIM, Vanda Fortuna; COSTA, Daniel Lula & PALMIN, Flávio Guadagnucci. História das Religiões. In: SILVA, Moacir José da (org). Coleção História e Conhecimento. Maringá: Eduem, 2013.
EU SEM FRONTEIRAS. Disponível em:< . Acesso: 18 ago. 2022.
NÚCLEO UNBANDISTA SÃO SEBASTIÃO. Disponível em:< . Acesso: 18 ago. 2022.
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Alexandre de Oliveira, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.