Naturalismo no Brasil

ALUISIO AZEVEDO FOTO 1

Aluísio Azevedo.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Naturalismo no Brasil tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881), do maranhense Aluísio de Azevedo.

Autores Brasileiros Naturalistas

Aluísio Tancredo Belo Gonçalves de Azevedo (1857-1913)

 

Considerado o precursor do naturalismo no Brasil, Aluísio de Azevedo foi uma figura multifacetada: jornalista, romancista, contista, cronista, diplomata, desenhista, pintor e caricaturista. A despeito de apresentar uma obra de caráter notadamente naturalista, alguns estudiosos afirmam que sua produção literária, muitas vezes apresenta características românticas e realistas. Suas obras que merecem destaque são: O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884), O Cortiço (1890).

 

Adolfo Ferreira Caminha (1867-1897)

 

Um dos principais representantes da literatura naturalista brasileira foi Adolfo Caminha. Publicou sua primeira obra em 1886, intitulada “Voos Incertos“. Sua produção literária é marcada por temas de violência, perversão, homossexualidade, crimes e tragédias. A obra que merece destaque é “A Normalista” (1893) de cunho regionalista. Além disso, o “Bom Criolo“(1895) foi seu romance ousado por abordar a temática homossexual.

 

Herculano Marcos Inglês de Sousa (1853-1918)

 

Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Inglês de Sousa foi um professor, advogado, político, jornalista e escritor brasileiro. Publicou “O Coronel Sangrado” em 1877. Entretanto, foi em 1891, que Inglês de Souza adquire reconhecimento literário com a publicação da obra “O Missionário“, na qual aborda a influência do meio sobre o indivíduo.

 

Caraterísticas do Naturalismo

As características do naturalismo seguem os ideais do realismo, ou seja, estão relacionadas com a percepção da realidade. No entanto, trata-se de um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo, os problemas da realidade social e de seus personagens.

 

Principais características

 

Origem do Naturalismo

 

O Naturalismo foi um movimento artístico e cultural que surge em meados do século XIX na França. Trata-se de um estilo que se manifestou na literatura, no teatro e nas artes plásticas. Para muitos, ele é considerado uma ramificação do realismo. Na literatura, seu precursor foi o escritor francês Émile Zola, a partir da publicação da obra “O Romance Experimental” em 1880. Ela foi considerada uma espécie de manifesto literário do movimento naturalista. Seu livro que merece destaque é “Germinal” publicado em 1885, no qual o escritor descreve as condições subumanas dos trabalhadores de uma mina de carvão na França. No geral, os principais temas abordados na literatura naturalista são: miséria,  violência, crimes, patologias humanas, sexualidade, adultério, dentre outros. No Brasil, o naturalismo começa em fins do século XIX e tem como marco inicial a publicação do romance “O Mulato” (1881) de Aluísio de Azevedo. A obra tem como tema central o preconceito racial. Também merece destaque sua obra O Cortiço (1890). Nela, Aluísio apresenta um retrato da realidade brasileira do século XIX mediante as relações e o comportamento dos personagens. Da mesma maneira, os escritores naturalistas brasileiros estão preocupados em demostrar os problemas da realidade social, política e econômica. Por esse motivo, muitos deles focam nos temas relacionados com a abolição da escravatura. Já em Portugal, o naturalismo tem início com a publicação da obra “O Crime do Padre Amaro” (1875) de Eça de Queirós.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/carateristicas-do-naturalismo/>. Acesso em: 03 nov. 2023.

 

FOTO PRINCIPAL: ALUÍSIO AZEVEDO. Disponível em: < https://www.academia.org.br/academicos/aluisio-azevedo/biografia>. Acesso em: 03 nov. 2023.

 

NATURALISMO NO BRASIL. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/naturalismo-no-brasil/>. Acesso em: 03 nov. 2023.

 

Muito obrigado pela leitura!

Contatos:

Whatsapp: (44) 99993-8828

E-mail: alexandrehistoria2015@bol.com.br

Instagram: alexandre.deoliveira.3958914

Alexandre de Oliveira, Formado em História pela – Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná/Brasil, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile