Parnasianismo no Brasil

OLAVO BILAC

Olavo Bilac, escritor brasileiro vinculado ao parnasianismo e considerado o Príncipe dos Poetas, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Parnasianismo no Brasil teve como marco inicial a publicação da obra “Fanfarras“, de Teófilo Dias, em 1882. Os mais importantes escritores brasileiros do período formavam a chamada “Tríade Parnasiana”, a qual era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Os escritores parnasianos buscavam o sentido para a existência humana por meio daperfeição estética. Por isso, a preocupação residia na “Arte pela Arte”, ou seja, a forma como caraterística principal da poesia.

 

Características do Parnasianismo

 

 

Escritores Parnasianos Brasileiros

 

1. Teófilo Dias (1854-1889)

 

Teófilo Odorico Dias de Mesquita, sobrinho do poeta Gonçalves Dias, foi professor, jornalista, advogado e poeta brasileiro. Patrono da cadeira 36 na Academia Brasileira de Letras, em 1882 publicou “Fanfarras“, obra que marca o início do parnasianismo no Brasil. Outras obras que merecem destaque:

 

Flores e Amores (1874)

 Cantos Tropicais (1878),

Lira dos Verdes Anos (1878)

A Comédia dos Deuses (1888).

 

2. Olavo Bilac (1865-1918)

 

Um dos grandes escritores parnasianos, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido como “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, foi jornalista, tradutor, poeta e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sua obra é caracterizada pela linguagem clássica, com conteúdos: históricos, patrióticos, emotivos, platônicos e sensuais. Vale lembrar que o Hino à Bandeira do Brasil foi escrito por Olavo Bilac. Suas principais obras são:

Poesias (1888), Crônicas

Novelas (1894), Crítica

Fantasia (1904)

Conferências Literárias (1906)

Dicionário de Rimas (1913)

Tratado de Versificação (1910)

 Ironia e Piedade (1916)

Tarde (1919).

3. Alberto de Oliveira (1857-1937)

 

Antônio Mariano de Oliveira, mais conhecido pelo pseudônimo “Alberto de Oliveira”, foi um poeta, professor, farmacêutico e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Publicou sua primeira obra, “Canções Românticas”, em 1878. A despeito desse livro apresentar características românticas, Alberto de Oliveira foi um exímio poeta parnasiano cuja obra é caracterizada por temáticas e estruturas parnasianas, por exemplo, descrição minuciosa, composição de retratos, quadros e cenas. Suas obras que merecem destaque são:

 

Meridionais (1884)

Versos e Rimas (1895)

Poesias (1900)

Céu, Terra e Mar (1914)

O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).

 

4. Raimundo Correia (1859-1911)

 

Raimundo da Motta de Azevedo Corrêa foi um juiz, poeta e um dos fundadores do Sodalício Brasileiro. Maranhense, publicou seu primeiro livro de poesias “Primeiros Sonhos” em 1879. Sua obra apresenta características românticas, parnasianas e simbolistas. Dessa maneira, suas poesias possuem um caráter pessimista e subjetivo, ao mesmo tempo em que apresentam grande preocupação métrica. Outras obras que merecem destaque são:

 

Sinfonias (1883)

Versos e Versões (1887)

Aleluias (1891)

Poesias (1898).

 

Parnasianismo em Portugal

 

Em Portugal, o movimento parnasiano não teve a representação e a força que se desenvolveu no Brasil e noutros países. Os autores parnasianos portugueses que se destacaram foram:

João Penha (1838-1919)

Gonçalves Crespo (1846-1883)

António Feijó (1859-1917)

Cesário Verde (1855-1886).

 

Características do Parnasianismo

 

As características do parnasianismo residem na sentença “arte pela arte”, ou seja, na busca da perfeição das formas poéticas e no rigor estético, permeado por valores clássicos. Diante disso, os escritores parnasianismos buscavam o sentido da vida ao escrever sobre temas da realidade, fatos históricos e assuntos pertencentes à cultura clássica, por exemplo, a mitologia. Eles pretendiam, sobretudo, atingir o mais alto grau de perfeição através da preocupação com a estética poética, desde metrificação, versificação e esquema de rimas. Ou seja, eles se preocupavam mais com a forma poética em detrimento do conteúdo propriamente dito. Foi assim que os parnasianos utilizavam palavras cultas e rimas raras, ricas e perfeitas em suas composições. O tipo de composição poética mais explorada foi o soneto, um poema de forma fixa formado por dois quartetos e dois tercetos.

 

Contexto histórico

 

O Parnasianismo foi um movimento artístico que surgiu na segunda metade século XIX na França, e que gradualmente foi se espalhando pelo mundo. Com as invenções (locomotiva, fotografia, telefone, fonógrafo, lâmpada, etc.) e as novas descobertas científicas da época (nas áreas da matemática, física, química, biologia, psicologia, medicina, etc.), os parnasianos buscavam a interpretação de questões humanas através do cientificismo, positivismo e materialismo. Em meio ao contexto da Revolução Industrial Inglesa e os avanços da metalurgia, o mundo apresentava inúmeras e profundas mudanças na economia. Com isso, o aumento da população, a acelerada urbanização e avanço dos transportes, resultaram em diversas mudanças na mentalidade humana. Tudo isso está refletido nas obras produzidas nessa época, donde o subjetivismo e emoção do escritor, cultivados pelo movimento anterior do romantismo, dá lugar a impessoalidade e a valorização das ciências.

 

Principais características do Parnasianismo

 

 

Curiosidade: Você Sabia?

 

O nome Parnasianismo deriva do termo “Parnaso”, que na mitologia grega significa a montanha consagrada ao Deus Apolo e às musas da poesia.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

CARACTERISTICAS DO PARNASIANISMO. Disponível em: <  https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-parnasianismo/>. Acesso em: 07 nov. 2023.

 

FOTO PRINCIPAL: OLAVO BILAC. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/literatura/olavo-bilac.htm>. Acesso em: 07 nov. 2023.

 

PARNASIANISMO NO BRASIL . Disponível em: <  https://www.todamateria.com.br/parnasianismo-no-brasil/>. Acesso em: 07 nov. 2023.

 

Muito obrigado pela leitura!

Contatos:

Whatsapp: (44) 99993-8828

E-mail: alexandrehistoria2015@bol.com.br

Instagram: alexandre.deoliveira.3958914

Alexandre de Oliveira, Formado em História pela – Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná/Brasil, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile