Pós-modernismo no Brasil

Dentre os principais autores deste período estão: João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Adélia Prado, Autran Dourado, Haroldo de Campos, João Ubaldo Ribeiro, João Cabral de Melo Neto e Mário Quintana. No fim da década de 1940, a prosa de ficção brasileira passa por uma transformação radical. A exploração da linguagem, matéria-prima do texto, favorece novas experiências que rompem com a estrutura tradicional da narrativa, ao mesmo tempo que permitem um mergulho na mais funda entidade do ser humano.

 

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Contexto Histórico

 

 

Ato Institucional 5 – O momento mais duro do Golpe Militar.

 

 

A Reinvenção da Narrativa

 

 

 

 

Clarice Lispector e Guimarães Rosa foram nomes importantíssimos na reinvenção da narrativa. Há um experimentalismo narrativo, organizado a partir de novas possibilidades: verifica-se o processo de associação de imagens e diversos recursos verbais; explora-se o fluxo de consciência; narrador e personagens adquirem novos papéis, com consciência crítica; e, por fim, há uma dedicação à importância do trabalho com a linguagem.

 

 

 

Fluxo de Consciência

 

 

 

 

O fluxo de consciência destaca-se na obra de Clarice Lispector. O fluxo de consciência recria o funcionamento da mente humana; impressões como as visuais, olfativas, auditivas, físicas e associativas ganham forma no texto.

 

 

A Prosa Pós-Moderna e o Público

 

 

A necessidade de abrir a mente para um mergulho na prosa pós-modernista. Os críticos reagiram rapidamente: as obras eram mais difíceis de serem entendidas do que as anteriores, e não ganharam destaque entre os leitores em primeira instância. Entretanto, a crítica voltada à literatura, após o estranhamento inicial, exalta os autores publicamente, fazendo-os ganhar renome. Para o leitor, o maior desafio é entrar em seu mundo: ao acompanhar a vida e a trajetória das personagens, ele acaba percebendo a própria vida. A prosa no período pós-moderno caracteriza-se por uma pluralidade de tendências e estilos. Os limites entre gêneros literários romance e conto, conto e crônica, crônica e notícia – vão sendo quebrados a partir dos anos 70, incorporando técnicas de linguagem que até então encontravam-se fora de seus domínios. Surgem os romances com semelhanças a reportagens, contos parecidos com poemas em prosa, autobiografias mascaradas em romances narrativos, etc.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

 

FOTOS: PÓS – MODERNISMO NO BRASIL. Disponível em:< https://descomplica.com.br/blog/resumo-prosa-pos-modernismo/. Acesso em: 28 jul. 2025.

 

PÓS – MODERNISMO NO BRASIL. Disponível em:< https://descomplica.com.br/blog/resumo-prosa-pos-modernismo/. Acesso em: 28 jul. 2025.

 

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Alexandre de Oliveira, Formado em História pela – Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná/Brasil, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.

 

 

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