Tropicalismo: entenda o que foi este movimento cultural brasileiro

 

Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil no final da década de 60 nas artes, principalmente na música. Caracterizado como libertário e revolucionário, o movimento tropicalista (ou Tropicália, como também é chamado) buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova. A ideia era aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país. Merecem destaques os compositores: Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

Minha Página AMP

 

Contexto histórico do Tropicalismo

 

No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da Bossa Nova, surge a MPB. Os artistas “tropicalistas” se reúnem então com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro. Teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em suas canções. O início do Tropicalismo deu-se no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1967, com destaque para as apresentações de Caetano, com a música “Alegria, alegria” e de Gilberto Gil com “Domingo no Parque”. Durante um ano, além de mudanças na música popular, outros elementos culturais foram incorporadas à cultura brasileira como, por exemplo, o estilo das roupas, muito próximas à dos hippies, mas, ao mesmo tempo, com uma psicodelia e mistura de cores e tonalidades. O movimento tropicalista termina com a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968 pela Ditadura Militar. Em 1969, Caetano partiu para o exílio marcando definitivamente o fim do movimento.

 

A cantora Gal Costa no movimento tropicalista. Foto: Arquivo Nacional. Domínio público.

 

Músicas do movimento tropicália

Muitas músicas se destacaram no Movimento Tropicalista e ganharam os Festivais de Música de MPB da TV Record:

 

 

Referências Bibliográficas:

 

FOTOS: TROPICALISMO OU TROPICÁLIA. Disponível em:< https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/entre-o-nacional-e-o-estrangeiro-o-que-foi-tropicalia.phtml. Acesso em: 03 ago. 2025.

 

TROPICALISMO: ENTENDA O QUE FOI ESTE MOVIMENTO CULTURAL

BRASILEIRO . Disponível  em:< https://www.todamateria.com.br/tropicalismo/.

Acesso em: 03 ago. 2025.

 

Whatsapp: (44) 99993-8828

E-mail: alexandrehistoria2015@hotmail.com

Instagram: alexandre.deoliveira.3958914

Alexandre de Oliveira, Formado em História pela – Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná/Brasil, criador e responsável pelo projeto – História em Pauta.

 

Sair da versão mobile