Para iniciar hoje quero te lembrar que estamos dando continuidade no conteúdo escrito na coluna da semana passada, então se você por algum motivo não leu a parte 1, recomendo que faça uma pausa aqui, pegue seu celular e acesse.
Então vamos embarcar nessa etapa II da nossa pequena jornada de conhecimento. Na semana passada falamos que o presente é digital e “trocamos uma ideia” a respeito do seu site e a diferença que uma persona tem nas suas estratégias de marketing. Hoje vamos falar mais sobre sua participação nas principais redes sociais. Todas as semanas recebo perguntas e muitas delas são as mesmas, entretanto, chegam de diversos setores diferentes. Muitos acham que não necessitam de um site por já estarem nas redes sociais e outras acreditam que as estratégias nas redes sociais não são importantes por já terem um site. Se sua marca tem um site as redes sociais irão complementar as estratégias de presença digital e vice-versa um site irá agregar tanto valor às estratégias de marketing das redes sociais que é um complemento sólido e muito eficaz.
3 – Presença nas Redes Sociais mais relevantes
Como falado anteriormente, ter um site não elimina a necessidade dos seus perfis nas redes. Sua marca precisa estar em ambos.
Agora que você já conhece a sua persona e já colocou o seu site no devido lugar de importância, chegou a hora de definir as redes que a sua persona frequenta, daí sim, poderá definir bem quais destas são mais relevantes para alavancar sua marca. Estamos certos de que a frequência de visualização do Instagram e do Facebook são bem altas, mas vale ressaltar que existem outras redes que a sua persona poderá dar bastante atenção também, que é o caso do LinkedIn, dependendo do nicho que sua marca se posiciona, assim, vale lembrar que você deve fazer este trabalho acompanhado de um consultor, um publicitário ou até mesmo outro profissional qualificado para lhe orientar.
Ok! Agora você já sabe exatamente os principais locais que o seu público marca presença, agora é o momento de criar as contas empresariais. Grande parte destas redes já oferecem estes procedimento como padrão, então lembre-se de sempre vincular seus dados principais, como: telefone, e-mail, canais de suporte ao consumidor, site, link de pedidos e etc… Coloque nos seus links um único apontamento e que seja um link geral que aponte para a página que conhecemos como “link da bio”, uma página que mais parece com o índice de um livro, assim seu público se sentirá bem orientado.
Dentro das redes sociais, procure usufruir de todas os campos de informações que a rede disponibiliza. Se liga na dica: Preencha corretamente sua missão, valores, no campo “sobre sua empresa” escreva com clareza o que você faz, diferenciais, defina cada detalhe e não esqueça de colocar o mais importante que é o seu endereço, isto mostra que você está presente no mundo físico e as pessoas colocam credibilidade. Se você é um “digital influencer”, quanto a questão do endereço, não acredito ser necessário, para sua segurança evite divulgar aonde você mora.
4 – Estratégia de Criação de Conteúdos
Certo! Agora já passamos do site para as redes sociais e vamos caminhar em direção ao conteúdo que vamos postar nestas redes.
Precisamos “alimentar” nossas redes com um conteúdo relevante e de qualidade. Não fique apenas postando fotos dos seus produtos, promoções, fachada da empresa e etc… Muito cuidado com a estratégia utilizada, as pessoas frequentam a internet por 3 motivos principais e um deles é se “alimentar de informações”, assim, o que você posta precisa ser realmente relevante para a sua persona, acredito que quase ninguém, ou até mesmo ninguém frequenta a internet para ver propagandas, elas são uma consequência.
O mais comum é que a sua persona esteja buscando a foto de um amigo, entretenimento, fotos de passeios ou apenas se divertindo e para que ele acompanhe seu negócio de perto e você tenha a chance de resolver algum problema da sua persona com as suas soluções, você precisa sim, dar importância ao conteúdo postado.
Além de postar fotos e vídeos, as legendas e textos que seguem juntos alinhados à estratégia, por isso devem estar otimizados para os mecanismos de buscas, como google por exemplo.
Faça posts frequentes que geram engajamento, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo salvem suas informações para rever e encaminhar.
Eu poderia passar mais um tempão aqui escrevendo para vocês inúmeras dicas, entretanto, vamos por partes. Pense bem na sua estratégia e saiba que quando bem utilizada, a internet, torna-se uma excelente aliada e ferramenta de vendas, mas lembre-se: Tudo começa com uma estratégia bem elaborada de presença digital.