O ato de brincar e ultrapassar seus limites é algo que vem de dentro da criança, a superação e o se provar cada vez mais deve ser incentivado pelos pais cada dia mais, mas claro com uma certa cautela, pois existem brincadeiras perigosas.
Brincadeiras que podem se tornar perigosas assim como uma simples balançada na rede deve ser observada. As crianças nunca devem ficar sozinhas na hora da recreação, é fundamental que sempre tenha alguém próximo, um adulto ou até mesmo alguém com capacidade e discernimento suficiente apara saber o que pode e o que não pode, saber dizer o sim e o não.
As crianças de hoje em dia tem cada vez menos se provado em brincadeiras que usam o corpo e o esforço físico preferindo jogos de computadores, celulares e aplicativos de comunicação ou distração. É fato que o desenvolvimento cognitivo deve ser criado e permitir que a criança se desenvolva em apps e até mesmo ferramentas de busca na internet, que também deve ser monitorada.
Mas aqui vamos falar da importância de uma recreação lúdica e física. Os pequenos estão em pleno desenvolvimento, e fazer com que eles façam atividades físicas é fundamental. Hoje morar em apartamento já não é mais um problema em que a criança fica trancada em um pequeno espaço, praticamente todas os condomínios se adaptaram e os que não se adaptaram ainda estão se adaptando para atender esta demanda de brincadeiras ao ar livre. Fazer com que a criança se exercite é fundamental para o desenvolvimento do seu corpo, principalmente as brincadeiras que faz com que elas conheçam outras crianças e criem vínculos de amizade. É muito fácil uma criança fazer amizade, eles simplesmente se olham, um convida o outro para correr, e assim já se fez uma amizade fiel e pura.
Agora, quando a brincadeira parte para um degrau superior, onde tem cordas, bolas, fitas e altura, deve se atentar um pouco mais e muitas vezes a criança deve ser freada e impedida para não ganhar um dodói.
É imprescindível assim como já falado anteriormente que as crianças devem estar sempre sobre a tutela de alguém responsável, pois uma simples e inofensiva brincadeira pode se tornar um acidente grave, portanto fique sempre atento e mantenha os pequenos sobre seus cuidados.