Com a chegada da tecnologia e com as muitas atrações que existem hoje nas telinhas, ás crianças tem perdido cada vez mais o interesse pela hora do sono, o que já não era convidativo antes agora então está cada vez menos atrativo para os pequenos que estão sedentos por cada vez mais informação e hiper-estimulação.
Passa assim ser uma luta para os pais criar o interesse e levar as crianças para cama de forma tranquila e que ela aceite facilmente.
Então vamos lá:
– Diminuir gradualmente o volume dos sons de casa, sejam sons de televisão, celular, radio e brinquedos.
– Desligar as telas pelo menos meia hora antes da criança ir deitar, o que ajuda ir acalmando a estimulação que os brinquedos eletrônicos causam no cérebro mantendo-o ativo o tempo todo e aguardando por mais.
– Diminuir o ritmo das brincadeiras, passar a fazer brincadeiras mais calmas, reflexivas e de conversas sempre procurando manter o tom da voz baixo e calmo.
– Banho quentinho no frio e aquele bem fresquinho no calor, ajuda o corpo a relaxar.
– Um bom e morninho chá de Camomila, Erva-doce ou um bom e gostoso copo de leite.
– Colocar um som ambiente, de música clássica ou de meditação também ajuda os pequenos a pegarem no sono.
Estas são dicas que colocadas em prática funcionam. Mas é sempre importante lembrar que as crianças precisam criar rotinas. Uma rotina bem estruturada e direcionada a acalmar a criança além de criar mais facilidade para a hora do sono também cria um sono de maior qualidade. Lembrando que as crianças precisam dormir para crescer e seu corpo se preparar para o outro dia que virá cheio de desafios e aventuras novamente.